A campanha ?Agora é Guerra: Todos contra a Dengue?, lançada no dia 17 de novembro deste ano pelo governador Antonio Anastasia, ganhou dois importantes reforços. Na terça-feira (7), a Ricardo Eletro e a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (Itambé) aderiram à luta contra os focos do mosquito Aedes aegypti.
Durante reunião com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, o empresário Ricardo Nunes, presidente da Ricardo Eletro, autorizou a divulgação da campanha em todas as peças promocionais da empresa, além da distribuição de folhetos que deverão ser entregues aos clientes grampeados à nota fiscal. Outra contribuição da rede de lojas será a doação de eletroeletrônicos, que serão distribuídos como premiação em ações promocionais previstas na campanha.
Os aparelhos de televisão instalados nos 750 pontos de vendas do país, dos quais 95 em Minas Gerais serão utilizados como espaço para a veiculação de um filme de um minuto que alerta sobre o risco da dengue, doença que só neste ano atingiu 250.621 pessoas em Minas Gerais.
Ainda na terça-feira (7), o secretário Antônio Jorge reuniu-se com os conselheiros da Itambé. Nesta reunião, o presidente da Cooperativa, Jacques Gontijo, confirmou a doação de 125 mil litros de leite que serão trocados por pneus, garrafas pet e latas a partir dos próximos meses.
Outra contribuição importante será a divulgação da campanha nas embalagens do leite Itambé. Numa negociação feita pela própria cooperativa, as embalagens serão doadas pelo fabricante, a empresa Tetra Pack. A cooperativa também vai participar da impressão do livro de receitas ?Cozinhando com Saúde?, produzido e editado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que trará orientações sobre como dispensar as embalagens que podem se transformar em potenciais focos do mosquito Aedes aegypti.
Outra contribuição da Itambé é a cessão de espaço nas publicações e nas redes sociais da cooperativa para a divulgação de informações sobre prevenção e controle da dengue.
Jacques Gontijo ressalta a necessidade da participação da empresa na campanha contra a dengue. ?Estamos muito motivados em participar da campanha de combate à dengue por entendermos que se trata de uma questão de fundamental importância para todos os mineiros. Vamos doar leite UHT Integral para ser trocado por pneus e também disponibilizar parte do verso das nossas embalagens de leite para transmitir aos consumidores uma mensagem de orientação e prevenção contra a doença que tem acometido milhares de pessoas?, explica ele.

Dengue já fez pelo menos mais 77 vítimas em Belo Horizonte

Pelo menos 67.981 pessoas podem ter sido vítimas da dengue neste ano em Belo Horizonte, conforme balanço de notificações divulgado nesta quinta-feira (9) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde o último balanço, divulgado há uma semana, a capital mineira registrou 77 novas notificações da doença. O número de casos confirmados da doença chega a 51.739.
De acordo com a SMS, a região de Venda Nova é a mais que mais concentra casos de dengue: 11.581 casos confirmados da doença. As regiões Noroeste e Norte vêm em seguida com, respectivamente, 8.576 e 8.514 casos confirmados. A SMS não notificou nenhuma morte relacionada à dengue.
Com o objetivo de combater o crescimento do número de casos de dengue em Belo Horizonte, a SMS promoverá uma série de mutirões e ações educativas junto a população. Na próxima semana serão realizados mutirões nas regiões da Pampulha e Noroeste, com o objetivo de incentivar a população a eliminar de casa objetos que acumulam água parada, que se caracterizam como criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Segundo a SMS, em 2010 foram realizados 202 mutirões de limpeza contra a dengue na capital por meio dos quais foram recolhidos mais de 8.700 pneus e mais de 3.600 toneladas de lixo.
Além dos mutirões, serão promovidas intervenções teatrais em várias regiões da cidade. As encenações demonstram o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue e as formas de evitar a doença.

COMPARTILHAR: