O governo federal descarta retomar o horário de verão neste ano. Segundo o Ministério de Minas e Energia, não há tempo para fazer uma análise profunda sobre a economia de energia que poderia ser alcançada. Novos estudos deverão ser feitos no ano que vem.

Na terça-feira (6), o jornal O Globo informou que a possibilidade estava sendo discutida “e, neste momento, há uma tendência de retorno do instrumento usado durante décadas para economizar energia elétrica.”

No início do governo, coube a Jair Bolsonaro decidir a respeito do assunto, quando assinou um decreto que cancelou a mudança nos relógios em 2019.

Horário de Verão divide opiniões

Para o engenheiro eletricista Alexandre Lisboa, a extinção da medida é justificável, já que segundo ele, o Horário de Verão é pouco efetivo para a economia de energia. “Eu acho que é um mal desnecessário porque não existe nenhuma prova do da sua eficácia, uma prova técnica.”

Já o especialista em engenharia elétrica Wilson Lage pensa diferente. “O Horário de Verão aumenta a segurança para operação do sistema elétrico. O sistema fica mais seguro.”

Em Belo Horizonte, a maioria das pessoas ouvidas pela Itatiaiaé contra o retorno do horário de verão. A vendedora Maria Pereira é uma das que desaprova. “Não vejo muita vantagem porque se você não gasta luz à noite, gasta de manhã. Me atrapalha”, disse.

Rosemeire Rodrigues é faxina e também desaprova. “Não gosto de acordar mais cedo. Para falar a verdade, essa (a suspensão do Horário de Verão) foi a única coisa boa que o Bolsonaro fez”, disse.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: