O governador Aécio Neves enviou nesta terça-feira (3) proposta para a Assembleia Legislativa autorizando, caso seja necessária, a redução em até 25% da jornada de trabalho diária, no ano de 2010, dos servidores públicos que atuarão na Cidade Administrativa de Minas Gerais. A jornada dos funcionários que cumprem atualmente 40 horas semanais poderá ser reduzida para 30 horas semanais ou seis horas diárias. O objetivo é garantir uma melhor adaptação para os servidores durante a transferência para a Cidade Administrativa. A previsão é que 16 mil funcionários trabalharão na nova sede do Governo de Minas.
A redução na jornada de trabalho dos servidores será avaliada na época da mudança e só acontecerá se houver real necessidade. A alteração será regulamentada por meio de decreto e, caso seja adotada, valerá apenas para o ano de 2010.
A partir de janeiro do ano que vem, será feita a transferência, de forma escalonada, dos servidores. Inicialmente serão transferidos os servidores da Governadoria, Vice-Governadoria, e as secretarias de Governo e de Planejamento e Gestão. A cada mês será transferido um novo grupo de secretarias, até que todos sejam transferidos.
Gestão eficiente e economia
A transferência da sede do Governo e das secretarias para a Cidade Administrativa vai permitir uma gestão mais eficiente dos serviços públicos. A centralização das unidades de governo vai gerar uma economia de R$ 85 milhões/ano em relação às despesas atuais com custeio de manutenção, através da redução das despesas especialmente em aluguéis, telefonia, transporte, manutenção de prédios e outros serviços.
Para o funcionalismo, as novas instalações garantirão condições mais adequadas de trabalho. Os prédios modernos foram divididos a partir de um plano diretor de ocupação, possibilitando maior ordenação e integração dos espaços de trabalho. Os funcionários também contarão com novo mobiliário projetado para aproveitar melhor o espaço e dar mais conforto.
Melhoria para os servidores
Além da questão da jornada de trabalho, o Governo de Minas está trabalhando para garantir ao servidor bons serviços de transporte e de alimentação na Cidade Administrativa.
O nono pavimento de cada prédio será aberto e contará com restaurante, cafeteria, biblioteca e cyberespaço (rede wi-fi, com internet sem fio). Os servidores também terão área dedicada à refeição em 52 refeitórios equipados com fornos microondas e balcões frigoríficos. Haverá também o Centro de Convivência, prédio que abrigará restaurantes, lojas e agências bancárias, entre outros serviços.
Para o transporte, o Governo de Minas realizou uma pesquisa junto aos servidores e junto com a BHTrans e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas está definindo a criação e o reforço de linhas de ônibus. Além disso, já está definido um serviço de fretamento gratuito entre a estação de metrô do Vilarinho e a Cidade Administrativa, criando mais uma opção de transporte para o servidor.

COMPATILHAR: