O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta quarta-feira (10) que o governo pensa um modo de reduzir os preços cobrados pelo roaming internacional – conectividade em redes sem fio fora da área geográfica onde o usuário está registrado. O interesse é que os turistas estrangeiros que virão ao Brasil durante a Copa e as Olimpíadas possam usar seus aparelhos a um custo mais baixo.
Segundo Paulo Bernardo, a Agência Nacional de Telecomunicações analisa um sistema para regular os preços desse serviço, mas pode ser necessário um acordo entre as operadoras. O ministro ainda informou que o edital de licitação da rede de celulares de quarta geração acrescentará a exigência de implantação, em até um ano, do serviço nas cidades-sede dos eventos esportivos. O leilão está previsto para abril de 2012.
Outro anúncio feito pelo ministro é que o uso do ginga, software de interatividade do modelo brasileiro de TV digital, pode ser obrigatório para os fabricantes de equipamentos a partir do próximo ano.

COMPATILHAR: