Reinaugurado em agosto de 2014, o parquinho da praça do Terminal Rodoviário voltou a ser motivo de reclamações de boa parcela dos frequentadores daquele espaço público. É grande o número de pais que teme pela integridade física das crianças que ali se reúnem, quase que diariamente.

Em novembro de 2012, em razão dos brinquedos instalados no local se encontrarem em péssimo estado de conservação, representando assim perigo às crianças; além da areia do piso estar contaminada devido às fezes de cães e gatos, a antiga administração optou por interditar o uso daquele equipamento.

Em agosto de 2014, a atual administração instalou novos brinquedos (reformados) e optou por substituir a areia por um piso gramado.

Agora, decorrido menos de um ano daquilo que se chamou de “revitalização do parque”, os mesmos problemas voltaram a ser detectados.

Vale observar que boa parte destes problemas também se deve ao mau uso dos brinquedos, que mesmo sendo destinados à crianças de pouca idade, volta são usados por “marmanjos” com peso muitas vezes superior ao permitido.

Dos 16 brinquedos instalados, alguns foram retirados deixando ainda à mostra e presos ao piso de grama, as bases de ferro que se tornaram armadilhas para as crianças.  Nos brinquedos que ainda funcionam e que sem exceção estão tomados pela ferrugem, pontas de ferro ou parafusos soltos também representam perigo. Além disso, também a grama que substituiu a areia, como disse o pai de uma das crianças que ali frequentam, está bem ‘careca’.

 

paquinho 3    parquinho 1    parquinho 2

 (Fotos: Paulo Pacheco)

O jornal entrou em contato com a administração e apesar das imagens captadas no local na quarta-feira (18) e que ilustram esta matéria, foi enviada a seguinte resposta: “Nesta gestão, o Parquinho da Rodoviária foi todo reformado e recebeu brinquedos novos. Até então, encontrava-se praticamente abandonado e, naquela época, sim, oferecia perigo.

Todos os pedaços de ferro restantes já foram retirados pela Secretaria de Obras. Já a casinha recebeu reforço em sua estrutura e não oferece perigo de queda.

 Não é verdade que a grama não cresceu em todo o espaço, pois, quando plantada, ficou cerca de seis meses até crescer plenamente. O que aconteceu é que, em alguns brinquedos, como balanços e escorregadores, na área de atrito dos pés, a grama não nasce mais. Nesta quinta-feira, dia 19, está sendo colocado nesse espaço areia limpa a fim de que nenhuma criança se machuque”.

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: