Trinta e três guardas civis municipais (GCMs) de Poços de Caldas passam a poder trabalhar armados. Eles receberam a documentação de porte de arma nesta terça-feira (25).

Os agentes fizeram por um curso de 280 horas que incluiu testes, avaliação psicológica, além da capacitação em armamento e tiro com pistolas, fuzil e carabinas.

Em outubro de 2023 foi aprovada uma lei municipal com reestruturação da GCM e a permissão para que a corporação fosse armada.

Em setembro de 2024, a GCM de Poços de Caldas recebeu autorização da Polícia Federal para portar arma de fogo. Agora, a prefeitura aguarda autorização do exército para a compra das armas.

Nós estamos trabalhando no plano estratégico porque este tipo de armamento, como é um armamento restrito, depende de autorização do Exército brasileiro. Nós estamos trabalhando nesse documento e tão logo nós estejamos de posse dele, será efetivada a compra do armamento”, disse comandante da GCM, inspetor Marcelo Gavião Bastos .

A previsão é que a GCM passe a trabalhar armada ainda este ano.

Atualmente, a GCM de Poços de Caldas tem 65 profissionais. Ainda segundo o comandante Bastos, a partir de agora, futuros contratados da GCM já irão começar a trabalhar com a capacitação em armamento e tiro.

 

 

Fonte: EPTV 1 Sul de Minas

 

 

COMPARTILHAR: