A cervejaria holandesa Heineken inaugurou nesta quinta-feira (6) sua nova unidade de produção em Passos, no Sul de Minas Gerais. O empreendimento recebeu um investimento de R$ 2,5 bilhões, um dos maiores aportes da marca no Brasil nos últimos anos, e possui capacidade para produzir 120 mil latas de cerveja por hora.
Inicialmente, a fábrica mineira produzirá apenas as marcas Heineken e Amstel, mas há possibilidade de ampliação para outras bebidas do portfólio, como Eisenbahn, Sol, Blue Moon, Devassa, Tiger, Bavaria e Glacial. “Existe a possibilidade de trabalharmos com todas as marcas do nosso portfólio. Hoje, a gente começa com a Amstel e Heineken, por uma questão estratégica, mas que é totalmente possível”, afirmou Leonardo Sandre, diretor de produção da nova unidade.
Localização estratégica
De acordo com o diretor de projetos da Heineken, Sansão Lamas, a escolha de Passos foi “cuidadosamente planejada” para aproximar a produção dos principais centros de consumo da região Sudeste. Ele destacou ainda que o município oferece condições favoráveis, como a disponibilidade de insumos especialmente água e malte — e a mão de obra qualificada. “Somos um grande consumidor de água e precisamos de uma população que tenha potencial para nos atender no quesito mão de obra. Também existem aspectos logísticos, da distância de onde produzimos para onde vamos distribuir”, explicou Lamas.
Empregos e impacto regional
As obras da nova fábrica começaram em 2023 e foram concluídas no segundo semestre de 2025. Durante a construção, foram gerados 2.200 empregos diretos e 11 mil indiretos, segundo a Heineken. A operação permanente da unidade contará com 350 colaboradores efetivos, sendo 70% residentes da região.
Com a inauguração em Passos, a Heineken passa a ter 14 unidades produtivas no Brasil sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias e marca a primeira instalação no estado de Minas Gerais. O investimento é o maior desde 2017, quando o grupo ampliou sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, responsável por marcas como Schin, Devassa e Eisenbahn.
A fábrica de Passos é a primeira unidade “Greenfield” da Heineken no Brasil, ou seja, construída inteiramente do zero. O espaço ocupa uma área equivalente a 140 campos de futebol e adota práticas sustentáveis, como o uso de energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis e um sistema de reaproveitamento de água que reduz em até 30% o consumo hídrico a cada 100 litros produzidos.
“Quando você começa do zero, com tanta experiência, bagagem e aprendizado global e nacional, podemos fazer uma produção ainda mais moderna e mais eficiente”, destacou Maria Fernanda Cunha, diretora de comunicação da Heineken no Brasil.
Com o novo empreendimento, a Heineken reforça sua presença estratégica no país e consolida Minas Gerais como um importante polo de produção da marca. A unidade de Passos alia alta capacidade produtiva, sustentabilidade e geração de empregos, refletindo o compromisso da companhia com o desenvolvimento econômico e ambiental do Brasil.
Com informações do Hoje em Dia










