A unidade da Fundação Hemominas em Divinópolis realiza nesta sexta-feira (9), a partir das 9 horas, campanha em homenagem às doadoras de sangue, na rua José Gabriel Medef, 221, bairro Padre Libério. O setor de Captação e Cadastro estará pronto para recepcionar as candidatas à doação de sangue e o evento contará também com a presença de uma ?contadora de estórias?, a coordenadora do curso de pedagogia, Geralda Pinto Ferreira, da Fundação Educacional de Divinópolis (Funed/Uemg).
Segundo a Portaria 1.353/2011, do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br.
A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos. Para outras informações sobre critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br ou ligar para o 155. Para os jovens, principalmente, o hotsite promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.

COMPATILHAR: