Um homem, de 27 anos, foi preso pela Polícia Militar no final da madrugada dessa terça-feira (23), em Passos, após arrombar e invadir o Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Além de revirar todo o interior da sacristia, o indivíduo ainda vestiu a batina de um dos padres e danificou algumas imagens sacras. Para o pároco Ailton Goulart Rosa, o prejuízo sentimental e religioso é imensurável.

Com um aparente distúrbio mental ou sob efeito de alguma substância entorpecente, o indivíduo estava com um violão da igreja pendurado nas costas e com três garrafas de vinho no interior da capa do instrumento musical. Possivelmente com intenção de furtá-los. Para entrar no local, ele usou uma pedra e quebrou uma das portas laterais.

Segundo padre Ailton, a sacristia foi praticamente toda revirada e foram danificadas as imagens do Menino Jesus, o Sagrado Coração de Maria, São Tarcísio e um dos anjos que ficavam na sacristia, entre outras imagens menores. “Embora estas imagens sacras possuam um valor comercial bem considerável, este valor chega ser insignificante para nós, para a comunidade, diante dos valores sentimentais e espirituais que elas representam para o povo”, lamentou o religioso, lembrando que a imagem do Menino Jesus foi o Monsenhor Mathias quem trouxe da Europa há muitos anos para a comunidade.

Ele, que estava na casa paroquial quando foi informado do ocorrido, disse ainda que só se sentiu um pouco mais aliviado depois de ter visto que pelo menos o Sacrário (lugar sagrado para os católicos, onde está a Eucaristia) e a imagem de Nossa Senhora da Penha estavam intactos.

“Mas eu fiquei muito entristecido, estarrecido mesmo, ao ver a sacristia toda destruída. Dá um sentimento de impotência muito grande. A gente sempre vê casos em que o comércio e residências estão sendo arrombados. Isso já deixa a gente triste, mas a igreja é um lugar santo. É uma falta de respeito com o sagrado, com um bem maior”, completou o pároco.

 

Fonte: Folha da Manhã ||

COMPATILHAR: