O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh), em Natal, confirmou nessa terça-feira (24) a realização de um transplante de rim em um paciente incorreto. O erro foi reconhecido oficialmente pela instituição, que afirmou estar apurando o caso com rigor e já notificou os órgãos competentes.
De acordo com nota enviada pelo hospital à Rádio Itatiaia, os dois pacientes envolvidos estavam regularmente inscritos na fila de espera por transplante renal. No entanto, durante o processo cirúrgico, foi constatada a incompatibilidade sanguínea entre o rim doado e o receptor equivocado.
A incompatibilidade provocou uma reação adversa no paciente, que precisou ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após a estabilização do quadro clínico, o órgão transplantado precisou ser removido. O hospital confirmou que o rim retirado não pôde ser reaproveitado para o receptor correto.
Atualmente, o paciente permanece internado na enfermaria do HUOL. Segundo a instituição, ele “está estável, internado na enfermaria, recebendo acompanhamento clínico integral e com suporte psicológico aos familiares”.
O Hospital Universitário informou que todas as providências cabíveis foram adotadas, incluindo a abertura de um processo interno de investigação, com prazo de conclusão de até 60 dias. Em nota, a unidade também ressaltou que é “referência no Rio Grande do Norte e no Brasil em transplantes de rim e córnea, com mais de 850 procedimentos realizados”.
Com informações do Itatiaia