Depois de percorrer áreas afetadas pela atuação da Vale nos estados do Pará, Maranhão e Minas Gerais, as caravanas formadas pelos participantes do I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale se juntam em Sepetiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira (12), onde haverá uma reunião com pescadores e lideranças locais sobre os impactos da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) na região.
Participam do encontro cerca de 150 representantes de sindicatos, movimentos sociais e comunidades impactadas por empreendimentos da Vale em dez países e nove estados do Brasil. A ideia é possibilitar a troca de experiências e a consolidação de uma articulação internacional, como forma de potencializar as denúncias de violações de direitos cometidas pela empresa e dar visibilidade à postura agressiva e desrespeitosa que a Vale conserva por trás de sua publicidade institucional.
Durante terça e quarta-feira (13 e 14), os participantes se reúnem no Centro do Rio, onde será feita uma análise ampla sobre a atuação da Vale. Os representantes de todos os países apresentarão a realidade vivida em suas comunidades e discutirão estratégias políticas de resistência.
Na quinta-feira (15), o I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale vai ser encerrado com um ato público, às 11h, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, de onde os participantes sairão em marcha junto com outros movimentos sociais até a porta da empresa, no Centro.
O link será informado no www.atingidospelavale.wordpress.com . Durante todo o I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, o blog trará notícias sobre os debates.

Programação

Segunda-feira – 12
Abertura – Encontro das Caravanas em Sepetiba, RJ

Terça-feira – 13
Mesas de debate entre os participantes:
– Quem é a Vale?
– Relatos dos casos

Quarta-feira – 14
Trabalhos em grupo
20h – Confraternização no Mercado das Pulgas (Largo dos Guimarães, Santa Teresa)

Quinta-feira – 15
11h – Ato Público no Auditório da ALERJ (Rua Dom Manoel, s/nº – 6ºandar)
13h – Manifestação em frente à sede da VALE (Rua Graça Aranha, 26).

Nas notícias relacionadas abaixo pode ser comprovado que o município de Formiga também pode aderir ao movimento dos atingidos pela Vale.

COMPATILHAR: