Das 10 escolas estaduais de Formiga, três e mais o Centro Estadual de Educação Continuada de Formiga (Cesec) estão de portas fechadas. Segundo informações da Inspetoria de Ensino de Formiga, as outras escolas continuam funcionando normalmente, até o momento. A exceção é a Escola Estadual Jalcira Santos Valadão (Escola Normal), que funciona em ?operação tartaruga?, ou seja, com horários reduzidos.
De acordo com a inspetora de ensino, Helena T. Nogueira Coelho, a orientação dada à direção da Escola Normal é: ou aderir à greve ou funcionar normalmente, sem horário tartaruga. A inspetora disse ainda que está marcada uma reunião em Belo Horizonte, na quinta-feira (15), para definir sobre a situação dos profissionais de educação e o futuro da greve.
?Carta aberta à população formiguense?
Os professores da rede estadual elaboraram uma ?Carta aberta à população formiguense?, distribuída nesta segunda-feira (12), com o seguinte texto:
?Os professores da rede estadual, reunidos em Assembleia Municipal, no Salão Paroquial São Vicente Férrer, no dia 09/04, decidiram pela adesão de nossa cidade ao movimento de greve, proposto pelo nosso sindicato. Na ocasião, houve representação de todas as escolas estaduais e, em votação democrática, a maioria dos presentes votou favorável à greve.
Conclamamos a todos os ?sofridos? colegas de profissão que se unam a este movimento de greve, tão urgente e decisivo para nós professores.
A questão prioritária de nossa greve é o aumento de nosso piso salarial, que hoje está abaixo do salário mínimo. Não podemos continuar assim.
Convocamos todos os professores para comparecerem a uma reunião, na quarta-feira, dia 14/04, às 9h, no Salão Paroquial São Vicente Férrer, para tratarmos assuntos pertinentes ao nosso movimento de greve.
Desde já, convidamos a todos para irmos a BH, participar da próxima Assembleia Estadual e nos informarmos sobre os avanços das negociações. Haverá ônibus gratuito saindo às 10 horas da manhã, do Terminal Rodoviário, dia 15/04, próxima quinta-feira. Os interessados devem estar presentes à reunião de quarta-feira, para confirmar a ida a BH.
?A nossa maior força está na nossa união?.
?Quem sabe faz a hora não espera acontecer?.
Professores inconformados com o descaso com a educação.?

Comentários
COMPATILHAR: