Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Belo Horizonte e Lavras apreenderam 46 animais exóticos, 95 silvestres e 467 domésticos, nessa quarta-feira (22), em um criador amador de São Lourenço, cidade da Região Sul do estado.

Essa foi a maior apreensão deste ano em Minas Gerais por uma operação de busca e apreensão do Ibama, que contou também com a participação da Polícia Federal. Além dos 608 animais apreendidos, a ação gerou multas de quase R$ 550 mil.

No local, foram encontradas espécies de “pássaro do amor”, periquito do dorso vermelho, canário-belga, calopsita, periquito australiano e jabuti.

Os fiscais verificaram que o registro do criador estava cancelado pelo Ibama há vários anos e que ele já havia sido autuado por maus tratos e por manter animais em cativeiro sem autorização.

Segundo o Instituto, as espécies domésticas serão doadas. Já as nativas e exóticas serão transferidas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama em Belo Horizonte.

Fonte: G1

COMPATILHAR: