A Unidade Fora de Sede (UFS) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Piumhi, atualmente pertence à Bambuí, porém, de acordo com o diretor do IFMG em Formiga, Robson de Castro, a partir de janeiro de 2012 a UFS passará a ser de responsabilidade do campus de Formiga.
A decisão foi tomada e o acordo foi fechado durante uma reunião entre Robson de Castro, o reitor do IFMG, Caio Mário Bueno, a coordenadora da unidade em Piumhi, Maria Amélia Mourão, e representantes do Executivo e Legislativo piumhiense.
O diretor do IFMG em Formiga informou que o município se tornará responsável pela UFS pelo fato de a cidade ficar mais próxima de Piumhi. Robson também explicou que a transição ainda está em fase de levantamentos técnicos, mas adiantou que a troca será positiva para Formiga. ?Teremos mais alunos e mais professores. Somente o controle pedagógico será de nossa responsabilidade, a parte financeira será de responsabilidade da Prefeitura de Piumhi. Com isso, o campus IFMG receberá ainda mais investimentos?, disse.
IFMG Formiga
O campus do IFMG Formiga encontra-se em fase de expansão. Mais de R$3 milhões estão sendo investidos na cidade, com a construção de um novo prédio. De acordo com Robson de Castro, após a conclusão dessa fase, serão oferecidos mais quatro cursos técnicos: eletrotécnica, informática, administração e eletrônica.

Comentários