Teve início no Campus Formiga, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na semana passada, o curso “Rumo à Universidade Empreendedora”. O objetivo é promover a disseminação da cultura empreendedora e da inovação nas instituições de ensino superior, com o propósito de despertar novas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem focadas no mercado.

Estão participando do curso 17 professores do campus, das áreas de Gestão, Computação, Engenharia e Matemática. Serão 60 horas de capacitação distribuídas entre atividades presenciais e elaboração de tarefas, ministrada pela consultora do Sebrae, Darlênia Almeida. De acordo com a facilitadora, várias instituições de ensino superior estão desenvolvendo o projeto “Rumo à Universidade Empreendedora”, dentre elas UFMG, UFOP, UFV, UFJF e os institutos federais do Sul e Sudeste de Minas.

No IFMG, o campus Formiga é o primeiro a participar do projeto. Para o diretor-geral do campus Formiga, Professor Washington Santos da Silva, essa ação “é a primeira de muitas que esperamos desenvolver em parceria  com o Sebrae. A capacitação visa atingir uma das principais metas da gestão do campus, que é a de fomentar a inovação e o empreendedorismo junto aos docentes e discentes, viabilizando a incorporação efetiva desta temática nos cursos”.

No primeiro encontro, estiveram presentes os representantes do Sebrae, Rodrigo Pereira (Gerente Regional) e Eduardo Avelino (Técnico Responsável pela Microrregião de Formiga). De acordo com Eduardo Avelino “estreitar os laços entre Sebrae e IFMG é essencial para o nosso foco em desenvolvimento territorial em Formiga e região. As Instituições de Ensino possuem grande potencial de futuros empreendedores e contribuir com a inserção da cultura empreendedora no ambiente acadêmico é muito enriquecedor para as práticas pedagógicas e fundamental para o fomento de um capital empreendedor de alto nível. Nesse intuito, nosso trabalho é para que, nas instituições de ensino, tenhamos cada vez mais esta prática permanente de ensino do empreendedorismo”.

O próximo encontro está agendado para os dias 20 e 21 de outubro.

 

(Foto: divulgação)

 

Fonte: Assessoria IFMG||

COMPATILHAR: