A II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional ocorreu na tarde de quarta-feira (22), no Auditório Odette Khouri. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) e reuniu mais de cem pessoas no local.
Para compor a mesa de honra foram chamados o prefeito Aluísio Veloso/PT, a presidente do Comsea Lezir Maria de Oliveira, a vice-presidente Zélia Veloso, o secretário de Desenvolvimento Humano Luis Carlos Silva, a assessora técnica do Consea Estadual, Joaquina Júlia Martins, e o vereador Gonçalo José de Faria.
O prefeito Aluísio Veloso/PT fez a abertura oficial da conferência. Estiveram presentes ainda Afrânio Apolinário, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Regina Bicalho, do Conselho Regional de Segurança Alimentar, e Cléber Bolivra, do IFMG (antigo CEFET) Divinópolis.
Na oportunidade, foi apresentado o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo geral do plano é promover ações e políticas destinadas a assegurar o direito humano à alimentação adequada e o desenvolvimento integral da pessoa humana, otimizando os recursos financeiros e humanos, como também um monitoramento mais eficiente e eficaz das ações.
O grupo trabalhou o tema central sobre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) que é ?pelo direito humano à alimentação adequada?.
Na abertura, Aluísio Veloso falou da importância de se ter um Comsea atuante no município. ?O meu desejo de trabalhar a segurança alimentar é antigo; bem antes de ser eleito prefeito pela primeira vez. E com a instituição do Comsea ficou bem mais tranquilo colocar estas questões em prática. O Conselho, aqui em Formiga, é atuante e sua atividade tem sido destaque, porque funciona bem. Esta união com as entidades e pessoas da comunidade é também muito importante para desenvolver os trabalhos de combate, em prol da segurança alimentar. É impossível ao governo municipal caminhar sozinho. Eu parabenizo a cada um que está aqui por ter dedicado um pouco do seu tempo para trabalhar junto com a gente?, disse.
A presidente do Comsea, Lezir Maria de Oliveira, falou um pouco das ações já desenvolvidas pelo conselho, que foi implantado em 2005. ?De muitas ações que já desenvolvemos juntos, damos destaque ao Banco de Alimentos, à parceria com a agricultura familiar e outras. Agora, nós temos é que potencializar e monitorar estas ações de uma forma ainda mais eficiente e eficaz. Combater a fome é combater a exclusão social e a situação de miséria, proporcionando a todos uma alimentação com qualidade e quantidade?.

COMPATILHAR: