A moradora de São Roque de Minas Daniela Labônia registrou, no domingo (29), um incêndio a 8 km da nascente do Rio São FranciscoA Polícia Civil irá investigar o caso e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se manifestou sobre o assunto.

As imagens feitas por Daniela mostram que o fogo se alastrou pela vegetação e também a fuga de um tamanduá, que tentava se proteger das chamas. Segundo a moradora, o fogo teria começado em uma propriedade particular perto da casa dela.

O chefe do Parque Nacional da Serra Canastra, Carlos Henrique Bernardes, disse que brigadistas do parque e militares do Corpo de Bombeiros atuaram no combate às chamas que, segundo ele, foi controlado. Ainda segundo Bernardes, um brigadista se feriu e teve que ser hospitalizado.

O diretor do Parque da Canastra disse que o fogo se aproximou da área urbana da cidade e de uma loja de madeiras. Apesar disso, o incêndio não atingiu residências, comércios e o Parque da Canastra. Bernardes informou também que o caso foi denunciado para a Polícia Civil.

A Polícia Civil informou ao portal G1 que instaurou inquérito para apurar as causas do incêndio, bem como para averiguar a situação em que um socorrista sofreu queimaduras.

Fogo

Conforme Daniela, o incêndio teria começado em uma propriedade privada próximo a residência dela e se espalhou para a mata. Ela contou que havia saído para o trabalho quando foi informada que o fogo estava próximo à casa dela.

Daniela explicou ainda que o fogo consumiu cerca de 12 metros de eucaliptos e árvores frutíferas que haviam na mata.

ICMBio

Na tarde desta segunda-feira, o ICMBio enviou soltou uma nota sobre o incêndio.

“O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que o incêndio atingiu uma área urbana do município de São Roque de Minas, limítrofe ao Parque Nacional da Serra da Canastra, mas não adentrou a Unidade de Conservação devido ao combate realizado pela brigada. O fogo teve início no domingo (29) em um pasto, mas a causa ainda não foi confirmada.

A ação durou aproximadamente 4 horas e contou com o apoio de quatro brigadistas, dois servidores e um voluntário do ICMBio. Um dos brigadistas sofreu queimaduras de 1º grau, foi atendido e passa bem, em recuperação”.

Fonte: G1

COMPATILHAR: