Onze pessoas morreram em um incêndio que atingiu um hospital particular, na noite dessa quinta-feira (12), na zona norte do Rio de Janeiro/RJ.

O fogo começou por volta das 18h30 em um dos dois prédios do complexo – o mais antigo, aberto em 2000. De acordo com a direção do Hospital Badim, a principal suspeita é de um curto-circuito no gerador do prédio 1,  que espalhou fumaça para todos os andares do prédio antigo. A unidade de saúde ficou parcialmente destruída.

Havia mais de 103 pacientes no local, no momento do acidente, e 90 deles tiveram que ser transferidos para outros hospitais. Durante a retirada, vários pacientes chegaram a ser acomodados na rua e em uma creche vizinha à unidade de saúde. Eles foram transferidos para sete hospitais da cidade.

Foto: Celso Pupo/Fotoarena/Estadão Conteúdo

De acordo com a direção, os pacientes do Centro de Tratamento Intensivo 1 (CTI) foram retirados e receberam os primeiros atendimentos na rua por volta das 19h30. Os pacientes do CTI 2, que tem 20 leitos, também foram retirados.

Segundo moradores, pacientes e funcionários começaram a sair do hospital assim que o incêndio começou. A energia elétrica foi desligada pela Light para facilitar o trabalho das equipes de atendimento e resgate.

De acordo com o portal G1, o Corpo de Bombeiros iniciou a varredura do local por volta das 21h45, cerca de uma hora após o fogo ter sido considerado debelado, e seguiu pela madrugada. Todos os onze corpos segundo a direção do hospital – foram retirados durante varreduras. Até as 7h50, duas vítimas foram identificadas, sendo duas idosas de 84 e 88 anos.

Conforme a Agência Brasil, quatro bombeiros que atuavam na operação de combate ao incêndio e resgate de vítimas passaram mal e foram encaminhados para o hospital dos bombeiros.

No final da noite dessa quinta, a direção do Hospital Badim emitiu uma nota:

A Direção do Hospital Badim vem a público expressar seu profundo pesar em relação ao incêndio ocorrido na noite desta quinta-feira.

Informamos que 103 pacientes estavam internados no hospital no momento do episódio.

Imediatamente, a brigada de incêndio iniciou a evacuação do prédio, mesmo antes da chegada do Corpo de Bombeiros.

Desde o primeiro momento a prioridade total foi socorrer os pacientes e funcionários e salvar vidas. Mais de 100 médicos foram mobilizados para dar assistência aos pacientes que estavam sendo socorridos.

Face a esse fato trágico, a solidariedade dos hospitais privados e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde está garantindo que os pacientes sejam transferidos.

Para transmitir informações seguras, a Direção se manifestará novamente à medida em que o Corpo de Bombeiros terminar o seu trabalho e liberar o acesso ao prédio.

O trabalho dos bombeiros continua e nos mantemos solidários às famílias, pacientes e funcionários envolvidos.

A Direção

Mais tarde, durante esta madrugada, a direção emitiu outra nota:

A direção do Hospital Badim informa que logo após o início da remoção dos pacientes pelo Corpo de Bombeiros o comitê de apoio foi acionado para começar uma busca ativa pelos pacientes que foram transferidos para unidades de saúde do Rio de Janeiro. Está sendo disponibilizado o número de Whatsapp 97101-3961 e o e-mail [email protected] para que os familiares dos pacientes envolvidos no episódio entrem em contato para receber informações sobre sua localização.

Além disso, o hospital enviou funcionários para os principais hospitais do Rio de Janeiro a fim de monitorar a chegada de pacientes transferidos.

Mais uma vez a direção do Hospital Badim externa sua imensa tristeza diante do ocorrido.

Uma última nota foi divulgada no fim desta madrugada:

A direção do Hospital Badim continua acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros. Os familiares dos pacientes e funcionários envolvidos no episódio receberam atendimento pelo comitê de apoio do hospital, inclusive de uma assistente social.

Todas as providências estão sendo tomadas para acolher as famílias. Informamos que a direção do hospital irá se pronunciar após a inspeção do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, que deve acontecer ainda na manhã desta sexta feira (13/9).

 

Fonte: Com informações da EBC e G1||
COMPATILHAR: