O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) realiza, anualmente, avaliação nos bafômetros de todo o país, para garantir maior precisão aos aparelhos. Em 2010, mais de quatro mil unidades foram testadas, entre novas e usados.
Este teste é importante, já que, atualmente, o bafômetro é a principal ferramenta para verificar, em alguns segundos, se o motorista poderá seguir conduzindo o veículo ou se está alcoolizado. Além disso, seu resultado é usado como prova em processos criminais que envolvam acidentes de trânsito.
A aferição do bafômetro é feita por simulação: são produzidos, no laboratório do Inmetro, líquidos e gases em quatro padrões de concentração diferentes. O primeiro tem zero de concentração de álcool, o segundo entre 0,015mg/l e 0,30mg/l, o terceiro de 0,30mg/l a 0,40mg/l e o quarto acima de 0,40mg/l. O equipamento tem erro máximo de 0,2 mg/l para bafômetros novos e 0,032 mg/l para os usados.
A lei federal estabelece que o cidadão pode pedir 15 minutos de prazo para fazer o teste ao ser parado em uma blitz, pois esse é o tempo necessário para que o álcool se dissipe quando está apenas no trato bucal e não na corrente sanguínea.

COMPATILHAR: