O prazo para inscrições no Vestibular e Exame de Seleção 2016/1 do IFMG termina na próxima terça-feira (1º). Ao todo, são 3.594 vagas, sendo 2.220 para cursos técnicos (integrados e subsequentes) e 1.374 para superiores (bacharelado, tecnologia ou licenciatura). As ofertas são para as cidades de Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista, além dos campi avançados em Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Itabirito, Piumhi e Ponte Nova.

Em Formiga, são ofertadas vagas para os cursos superiores em Administração, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Gestão Financeira e para os técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração, Eletrotécnica e Informática, lembrando que para os cursos técnicos é necessário ter concluído o 9º ano do ensino fundamental. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 50, para candidatos a cursos técnicos e de R$ 70, para os de nível superior.

Acesso 

Os candidatos podem tentar as vagas dos cursos superiores de duas maneiras: via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo vestibular. No Vestibular e Exame de Seleção 2016/1 serão ofertadas 50% das vagas dos cursos superiores e, no Sisu, serão ofertadas as demais vagas. O Sisu utilizará as notas do Enem 2015, conforme edital.

O total de vagas ofertadas no Campus Formiga é de 200 para os cursos superiores, sendo 100 pelo Vestibular e 100 pelo Sisu, e 90 para os cursos técnicos, sendo 30 vagas para cada curso.

Cotas 

São reservadas 50% das vagas dos cursos superiores e dos técnicos subsequentes aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 50% das vagas dos cursos técnicos integrados aos candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas. Basicamente, há três critérios de classificação dentro do sistema: o primeiro está ligado ao fato do aluno vir de escolas públicas, o segundo, relacionado à renda familiar per capita e, o terceiro, à autodeclaração de cor/etnia.

As provas ocorrem em 20 de dezembro, nos diversos campi da instituição, incluindo Formiga. Candidatos a cursos superiores farão os testes pela manhã, das 8h às 12h30. Para os cursos técnicos, o horário será das 14 às 18h.

Informações completas, bem como a lista de cursos por cidade, podem ser conferidas nos editais, disponíveis no site da instituição  www.ifmg.edu.br/vestibular.

 

 

Assessoria IFMG

COMPATILHAR: