Encerram-se no dia 13 de outubro as inscrições para a edição de 2010 do Concurso Literatura para Todos. Promovido pelo Ministério da Educação desde 2006, os prêmios no valor de R$ 10 mil serão entregues a nove escritores sendo duas obras dos gêneros prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto da tradição oral (em prosa ou em verso); e uma obra do perfil biográfico e dramaturgia.
Os concorrentes dos países africanos ? Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe ? podem escolher uma das cinco modalidades. O concurso já selecionou 30 títulos e, desde 2008, a coleção integra o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) do Ministério da Educação.
O Ministério da Educação (MEC) lançou a quarta edição do Concurso Literatura para Todos. A iniciativa faz parta das estratégias da Política de Leitura do MEC com o objetivo de democratizar o acesso à leitura, constituir um acervo bibliográfico literário específico para jovens, adultos e idosos recém alfabetizados e criar uma comunidade de leitores – os chamados neoleitores.
Nesta edição, os candidatos concorrem nas categorias Prosa (Conto, novela e crônica), Poesia, Textos da tradição oral (em prosa ou em verso), Perfil Biográfico e Dramaturgia.
Serão selecionadas duas obras das categorias: prosa, poesia e textos da tradição oral e apenas uma obra das categorias: perfil biográfico e dramaturgia. Também será selecionada uma obra de qualquer uma das modalidades do concurso de autor natural dos países africanos de língua oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Os vencedores recebem prêmios no valor de R$ 10 mil.
O MEC publica e distribui as obras vencedoras às entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, às escolas públicas que oferecem a modalidade EJA, às universidades que compõem a Rede de Formação de Alfabetização de Jovens e Adultos, aos núcleos de EJA das instituições de ensino superior e às unidades prisionais que ofertam essa modalidade de ensino.
Em 2009, cerca de 300 obras foram inscritas. Desse total, aproximadamente 50 obras foram desclassificadas por não atenderem às exigências do edital. Concorreram ao prêmio, portanto, cerca 250 obras inscritas.
Inscrições
A inscrição para o concurso será feita por meio do encaminhamento das obras literárias para: IV Concurso Literatura para Todos, Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Sala 211, CEP 70047?900, Brasília /DF. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro. Outras informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico: [email protected].

COMPATILHAR: