Nesta quinta-feira (21), a responsável pelo Núcleo de Relações com Base Camps para a Copa do Mundo de 2014, Ludimila Kai, esteve em Formiga para conhecer de perto a realidade do município. A visita foi definida durante uma reunião entre a comitiva formiguense e o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, no dia 4 de julho.
Ludimila Kai chegou a Formiga por volta das 10h e logo depois, em companhia da comitiva formiguense, deu início às visitas. O primeiro local visitado foi a obra da nova Unidade de pronto Atendimento (UPA), em seguida o Estádio Juca Pedro, o Unifor, onde foram visitados o campo de futebol e a Clifor, e o Furnas Park Resort, onde também aconteceu uma reunião institucional entre os representantes da Secopa, da Prefeitura e de entidades locais envolvidas na candidatura de Formiga a Base Camp da Copa de 2014.
A mobilização para a visita técnica em Formiga foi grande. Estiveram presentes representantes também das cidades de Córrego Fundo e Pains. De Formiga participaram Prefeitura, Câmara, Acif, CDL, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Nasa Engenharia, Furnaspark Resort e Santa Casa.
Para Ludimila ?é ótimo saber que há uma integração aqui. Não deve haver uma competição entre as cidades do interior de Minas Gerais. O objetivo do Governo do Estado é interiorizar a Copa do Mundo, fortalecendo as regiões?, disse. A representante da Secretaria de Estado apresentou aos presentes estudos e orientações da equipe da Secopa com relação à Copa do Mundo no Brasil.
Durante a visita ao Furnas Park, o proprietário do hotel Paulo Alves fez questão de ressaltar a importância da preparação da região para a Copa do Mundo. ?Nós devemos nos preparar. As coisas vão acontecer. Se vier a confirmação do Centro de Treinamento de Seleções, ótimo! O importante é que nossa região é uma hoje e será outra, mais desenvolvida, depois da Copa. Não podemos ficar esperando?, finalizou.
As visitas técnicas estão sendo realizadas para que a Secopa possa conhecer os principais atrativos turísticos, econômicos e educacionais de Formiga e então possa ser realizado levantamento técnico a sobre a cidade.
Para o prefeito Aluísio Veloso/PT a visita-técnica foi fundamental. ?Nosso contato com a Ludimila e com a equipe da Secopa tem sido constante. Desta vez tivemos a oportunidade de mostrar a nossa cidade e de provar por que acreditamos no potencial dela. A decisão final é da Fifa e das seleções, mas, se bem orientados e organizados, podemos aproveitar de maneira muito satisfatória tudo o que o mundial poderá nos oferecer, deixando um legado de desenvolvimento para nossa região depois que a Copa passar?, disse.

COMPATILHAR: