A estação mais fria do ano começa oficialmente às 12h54 (horário de Brasília), desta sexta-feira (21). De acordo com o Instituto Climatempo, o inverno será influenciado pelo fenômeno El Niño que atua no Brasil desde o verão.

O inverno terá cara de outono. Um dos efeitos do El Niño, que é o aquecimento acima do normal do oceano Pacífico Equatorial, é dificultar a entrada do ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil. Neste ano quase todas as ondas de frio vão ser desviadas para o oceano.

Com poucas incursões de ar frio pelo interior do país, a estação terá poucos dias com frio intenso e deve terminar com temperaturas acima da média. O que vai predominar é a sensação de outono, com tardes relativamente quentes e noites amenas, eventualmente frias no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste.

Em Minas Gerais, a estação terá uma elevação entre 0,2°C e 1°C na temperatura. Termômetros devem marcar média entre 16°C e 28°C no Estado durante o trimestre julho-agosto.

Frio de um mês só

De todo o período do inverno, julho será o mês com maior chance de termos sequências de 4 a 7 dias realmente frios no centro-sul do Brasil.

Durante o mês de julho devem passar duas grandes frentes frias sobre o Brasil, com massas de ar frio fortes e que devem conseguir avançar pelo interior do país.

Os meses de agosto e setembro devem ser com pouco frio ou quase sem resfriamento intenso. A previsão é de que os dois meses transcorram com dias com tardes relativamente quentes e frio ameno à noite.

 Chuva de inverno

Os meses de inverno são normalmente de sol e pouca chuva por quase todo o Brasil. Na região Sudeste do país a estação será predominantemente seca.

Em julho, a passagem das frentes frias deve deixar alguma chuva no estado de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, no sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Mas a chuva que ocorrer será com pouco volume e por 1 a 2 dias. O mês de agosto tende a ser mais seco em todo o Sudeste. Os raros episódios de chuva devem se concentrar em regiões próximas ao litoral. Em setembro o ar úmido volta a se espalhar e a chuva retorna, porém de maneira muito mal distribuída, atingindo principalmente São Paulo.

O inverno se encerra na madrugada de 23 de setembro, quando dá lugar à primavera.

 

 

Fonte: Climatempo ||

COMPATILHAR: