Segundo Railton Silva Vale, que é gerente de Gestão da Medição e Controle de Perdas da Cemig um dos principais problemas das concessionárias é a fraude nos medidores dos clientes que pode ocasionar problemas na medição e irregularidades na conta de energia. Dessa forma, a Companhia Energética de Minas Gerais ? Cemig prevê a ampliação do sistema de telemedição para mais três mil unidades consumidoras em Minas Gerais, até o final de 2014. A telemedição é um sistema que permite a leitura do medidor de energia elétrica através de uma central eletrônica, eliminando a necessidade de leituristas para realizar a verificação. Atualmente, 13 mil grandes consumidores já integram o sistema de medição remota.

Além de diminuir a incidência de erros na leitura do medidor de energia, o sistema eletrônico permite detectar fraudes e interferências indevidas no equipamento, o que evita prejuízos e dificulta a ação de infratores.
Os novos integrantes do sistema foram selecionados com base no alto nível de consumo de energia elétrica. Trata-se, principalmente, de estabelecimentos comerciais e industriais, além de empreendimentos do setor hoteleiro e grandes clubes esportivos, que demandam maior quantidade de energia se comparado com consumidores residenciais. Os 16 mil grandes consumidores que já integram e integrarão o sistema de telemedição são responsáveis por 45% da receita da Cemig.

Toda informação do consumo de energia elétrica é fornecida de 15 em 15 minutos à central de monitoramento de medição da Cemig. Ao verificarmos alguma anormalidade nos níveis de consumo, acionamos as equipes para averiguar in loco se há ou não a incidência de fraude.
As informações geradas pelo sistema de telemedição são enviadas para o Centro Integrado de Medição (CIM) da Cemig, localizado no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Com aparelhos de alta tecnologia, o Centro monitora desde a leitura do medidor até a programação de corte e religamento, passando pela identificação de fraudes e interferências indevidas no equipamento.

Com investimentos de cerca de R$ 12 milhões, o Centro conta com uma sala de operação projetada para funcionar com 21 postos de trabalho, sendo 12 destinados às atividades de monitoramento dos sistemas de medição e nove para seleção de alvos de inspeção.

Vale ressaltar a relevância dessa atuação da Cemig para os consumidores, uma vez que na medida em que se diminui a perda comercial, a Empresa possibilita que a tarifa fique menor e os clientes sejam beneficiados, pois as fraudes oneram a conta de energia dos consumidores honestos.

A ampliação do sistema de telemedição é uma das ações da Companhia para reduzir os prejuízos com o furto de energia elétrica, que somente no ano passado, chegaram a R$ 300 milhões. Vale lembrar que aqueles que fazem ligações clandestinas, conhecidas popularmente como ?gatos?, estão sujeitos às penalidades do artigo 155 do Código Penal que prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcir toda energia furtada e não faturada.

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