Pressionado pelo risco de rebaixamento ao Módulo II do Campeonato Mineiro, o Ipatinga encontrou forças e derrotou o Atlético por 1 a 0, ontem, no Ipatingão, pela oitava rodada do Estadual. Esta é a primeira vez que o time do Vale do Aço vence o Galo em dez anos de fundação. Antes, os times se enfrentaram nove vezes, com sete vitórias atleticanas e dois empates.
Além de quebrar este longo tabu, o Ipatinga também respira um pouco mais no Campeonato Mineiro. Com a vitória, o Tigre chega aos nove pontos e está na oitava colocação da competição. Já o Atlético fica em posição delicada na briga pela classificação à fase semifinal. Com 13 pontos, o Galo está na quarta colocação, dois a mais que Villa Nova, Guarani e Ituiutaba.
Antes de tentar a reabilitação no Campeonato Mineiro, o Galo terá um desafio na quarta-feira pela Copa do Brasil. O time treinado por Geninho enfrentará o Nacional, pela segunda fase da competição nacional. Já o próximo jogo do Ipatinga será o clássico do Vale do Aço, contra o Social, no domingo.
Nos primeiros 45 minutos, os jogadores de Atlético e Ipatinga mostraram pouca inspiração. Tanto que, nas arquibancadas, os torcedores não tiveram muitos motivos para comemorar. O Galo errava no meio de campo e dava chance para o contra-ataque do Tigre, que também não aproveitava. O excesso de impedimentos, que por duas vezes foram marcados de forma equivocada pelos auxiliares, também prejudicavam o time da capital.
Ainda no primeiro tempo, as melhores chances do Ipatinga eram em cobranças de escanteios. Com tão poucas emoções, o árbitro Renato Cardoso Conceição não deu acréscimos no final da primeira etapa. Mais do que isso, ele apitou o final do jogo segundos antes de completar 45 minutos jogados.
Preocupado com a falta de ímpeto de seu ataque, o técnico Geninho deu uma oportunidade para o jovem atacante Eduardo. Ele entrou no lugar de Marinho e, logo na sua primeira participação, assustou o goleiro Rodrigo Posso, acertando um chute na trave.
Isso foi apenas um ensaio de pressão do Atlético que não se confirmou. E, aos 10 min do segundo tempo, o Ipatinga chegou ao seu gol e à vitória. Depois de falha da defesa alvinegra, o atacante Nenê recebeu bola livre. Correu e escolheu com tranqüilidade o canto para marcar o gol do Tigre.
Um minuto depois de sofrer o gol, o Galo chegou pela última vez com perigo real. O volante Renan chutou forte de fora da área e a bola passou rente à trave. A partir daí, o Galo tentou, mas pouco assustava. O armador Souza entrou aos 13 min e melhorou a armação, mas o ataque foi inoperante. O Tigre poderia ter ampliado o marcador, mas o lateral-direito Coelho salvou o Galo tirando a bola em cima da linha.

COMPATILHAR: