Todo início de ano, é hora de se preparar para o pagamento de contas e tributos, entre eles IPVA. Mas, em 2010, pode ser um pouco diferente. O IPVA dos 5,5 milhões de veículos em Minas Gerais pode ficar mais barato. Em São Paulo, por exemplo, a redução do imposto será de 9,3% em média. Ao contrário de outros estados, o governo de Minas ainda não se pronunciou de quanto será o desconto.
A redução do IPVA não é uma iniciativa dos governos estaduais. Como o preço do carro novo e usado caiu em função do IPI zero, praticado durante quase todo o ano, a tendência é de que o IPVA também diminua, já que o cálculo dele é feito sobre o valor do veículo.
O anúncio da redução é aguardado com ansiedade pelos contribuintes, principalmente para pequenos empresários, que dispõem de frota de veículos. Muitos empreendedores vão aproveitar a economia para investirem nas empresas. Mas, investir o que seria gasto com o pagamento do IPVA não deve se aplicar a todos, explica o economista Leonardo Augusto. Segundo ele, o início do ano é momento de contas, por isso mesmo, o melhor é usar o dinheiro para pagar dívidas ou invés de fazer outras.

COMPATILHAR: