Na semana passada, alunos, professores, profissionais e convidados participaram do IV Fórum de Biblioteconomia. O evento foi realizado no Salão Nobre do Unifor-MG ?Eunézimo Lima? e teve como tema ?O Papel Social do Bibliotecário em Diferentes Dimensões do Gerenciamento da Informação?.
A abertura do encontro foi feita pela coordenadora de biblioteconomia, professora Margarita Rodrigues Torres, que falou sobre a importância da participação de todos e também dos assuntos discutidos durante o fórum. Logo após, alunos do curso fizeram uma homenagem às bibliotecárias da Biblioteca Ângela Vaz Leão e também à coordenadora, em função do Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março. O reitor do Unifor-MG, Marco Antonio de Sousa Leão, também esteve presente, dando boas-vindas a todos, além de enfatizar a necessidade da participação dos alunos em eventos diferenciados e que tratam do futuro profissional dos acadêmicos.
Para dar início ao fórum, a palestra de tema ?Competência Informacional: o papel educativo do bibliotecário?, foi promovida pela escritora e vice-diretora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bernadete Santos Campello. ?O bibliotecário no processo de atualização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)? foi o assunto abordado por Emilce Maria Diniz, bibliotecária da Faculdade Milton Campos e Conselheira do CRB-6 (Conselho Regional de Biblioteconomia). Dando fim aos trabalhos, foi promovido o lançamento do blog ?Fontes?, desenvolvido pela professora de biblioteconomia do Unifor-MG, professora Célia da Consolação Dias, junto aos alunos do curso. Na ocasião, ela apresentou o ambiente, explicou a criação e funcionamento do mesmo e convidou acadêmicos, professores e profissionais a participarem da atividade.
No dia 25, a apresentação intitulada ?A aplicação do software livre de biblioteca: BIBLIVRE? foi feita pelo bibliotecário consultor e membro da equipe de colaboradores do desenvolvimento do BIBLIVRE, egresso do Centro Universitário, Nelson Marcos Ferreira. Logo após, os presentes participaram do momento ?Depoimentos: relatos de experiências dos egressos da biblioteconomia?, quando egressos do Unifor-MG contaram sobre suas trajetórias profissionais de sucesso. Para encerrar o evento, foi realizado o lançamento do informativo ?Biblio Informa?, feito pelos alunos do curso de biblioteconomia, com o apoio da coordenadora.

COMPATILHAR: