As autoridades japonesas ordenaram, nesta quarta-feira (3), a evacuação de mais de um milhão de pessoas, devido às chuvas torrenciais que castigam o sul do país, um ano depois de inundações que deixaram cerca de 200 mortos.

O governo informou que houve pequenos deslizamentos de terra em algumas áreas da região afetada, segundo a rádio pública NHK.

No total, 1,12 milhão de pessoas, nas cidades de Kagoshima e Miyazaki, receberam ordens para deixarem suas casas e seguirem para abrigos. Os deslizamentos de terra arrastaram vários carros e soterraram uma casa em Kagoshima.

Ao menos quatro pessoas ficaram feridas, informou a NHK no Twitter, citando a polícia e os bombeiros. Uma mulher e seu filho resultaram feridos quando um carro virou em um deslizamento de terra, disse a fonte.

Resgatistas e moradores observam cheia do Rio Wada devido às fortes chuvas em Kagoshima, no Japão, na quarta-feira (3) — Foto: Kyodo/via Reuters

As autoridades não afirmaram quantas pessoas acataram até agora a ordem de evacuação.

A ordem de evacuação costuma ser emitida quando há grande probabilidade de ocorrência de desastre natural. Ainda que as autoridades orientem os moradores, insistentemente, para procurarem os abrigos, essas instruções são ignoradas com frequência.

O nível de alerta mais elevado da escala é ativado quando um desastre é declarado. Na sequência, ordena-se que a população tome medidas para proteger suas vidas.

Cerca de 868 mil pessoas nas prefeituras de Kagoshima, Kumamoto e Miyazaki se encontram sob um alerta de nível baixo que adverte que se desloquem, segundo a NHK.

Algumas rotas do trem-bala Shinkansen na ilha sul de Kyushu foram interrompidas pelas fortes precipitações, e mais de 150 escolas foram obrigadas a cancelar suas aulas, informou a agência de notícias Kyodo.

A Agência meteorológica japonesa advertiu sobre a possibilidade de deslizamentos de terra em várias áreas de Kagoshima. As fortes chuvas devem continuar durante a noite desta quarta-feira.

 

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: