Aprenda alternativas para te ajudar nos estudos direta ou indiretamente, seja com tempo de estudo ou com qualidade de vida e desenvolvimento de habilidades

Aprender a estudar não precisa ser difícil. Com o acesso aos computadores, é possível encontrar maneiras divertidas de criar uma disciplina na rotina de estudos, além de outras ferramentas que auxiliam a desenvolver uma melhor agilidade mental e maiores capacidades de concentração. Muitos sites de conteúdo pop e notícias podem ajudar com sugestões de métodos para melhorar a capacidade de estudos, então é importante ficar atento a eles também. Sempre há algo novo e interessante.

Se você tem dificuldade em estudar e busca uma alternativa para melhorar essa falta de rotina, então confira as dicas que vamos trazer com jogos que podem ajudar a desenvolver, direta ou indiretamente, a sua capacidade de concentração nos estudos. Afinal, é melhor se prevenir antes de chegar na hora final e ter que buscar por valor de um tcc pronto na internet.

Vamos apresentar aqui alguns jogos que podem ajudar tanto na hora de se programar nos estudos, quanto no desenvolvimento das faculdades mentais que garantem uma melhor concentração e capacidade de aprendizado. Existem diversas maneiras de melhorar sua produtividade em casa, e alguns deles são:

Xadrez

O xadrez se trata de um jogo milenar que pode ajudar a desenvolver habilidades importantes como a memorização e a capacidade de elaborar estratégias. É um ótimo jogo para quem quer ficar mais inteligente e, por isso mesmo, aprender a jogar xadrez e se desenvolver na área pode trazer benefícios na hora de estudar e aprender coisas novas.

A princípio, parece simples e limitado a aprender apenas os movimentos das peças. Mas quando estudado profundamente, o xadrez se mostra um jogo cheio de pormenores e com muitas jogadas já elaboradas, que exigem do jogador um conhecimento prévio e muito estudo. Por isso, jogar xadrez pode ser uma porta de entrada para descobrir uma paixão pelos estudos.

Jogos de videogame

Com parcimônia, os jogos de videogame podem ser ótimos recursos para desenvolver a concentração e a agilidade mental, além da capacidade de foco e de elaborar estratégias. Além disso, por se tratar de um hobby, pode funcionar como uma recompensa após um dia de dedicação aos estudos. Só é importante ter controle do tempo, esse tipo de jogo pode ser altamente viciante e acabar prejudicando ao invés de ajudar. Devem ser abordados com cuidado para não dominar completamente a vida do estudante, deixando de lado os estudos e se dedicando apenas aos videogames.

Quebra-cabeça

Jogos de quebra-cabeça podem auxiliar muito no desenvolvimento do raciocínio, trazendo benefícios na hora de estudar. Hoje em dia existe uma variedade de alternativas que incluem até jogos de vídeo game, conhecidos como puzzles, em que o jogador deve solucionar quebra-cabeças nas fases para poder avançar para a próxima etapa. É uma ótima ferramenta que com certeza vai melhorar sua capacidade de concentração e foco.

Palavras-cruzadas

Um passatempo que já foi mais popular, mas ainda está presente e é uma ótima ferramenta para testar seus conhecimentos. Trata-se de um jogo em que deve ser preenchido o espaço com a palavra que a dica remete. Só é possível completar se conhecer a palavra, então é um ótimo teste para o seu conhecimento, além de uma ferramenta para aprender sempre coisas novas.

Sudoku

Para quem tem dificuldades em matemática, o Sudoku é uma divertida alternativa para passar a gostar dos números, desenvolvendo o foco e a atenção. Se for jogar pelo celular ou computador, é possível encontrar aplicativos que fazem um registro do tempo, para ajudar a desenvolver agilidade no raciocínio além do foco e atenção.

Já para quem busca alternativas que possam auxiliar diretamente na hora dos estudos, existem aplicativos que oferecem jogos e sistemas de recompensas atrelados ao sistema

Pomodoro

O Pomodoro trata de um modelo de gerenciamento de tempo de estudo que consiste em pequenos trechos de tempo com intervalos. Assim, você estuda, por exemplo, por quinze minutos e pausa por um, e assim vai. O tempo padrão é 20 minutos de estudo, mas é possível alterar para durar a seu período de preferência. O ideal é que sejam trechos curtos, de 20 a 30 minutos antes do intervalo, isso maximiza a eficiência e promete melhores resultados pro estudo. As pausas também são fundamentais para que a capacidade de concentração esteja sempre fresca.

Isso posto, existem aplicativos que misturam esse modelo com jogos e podem ser facilmente encontrados na internet, como por exemplo o Forest ou o Tide.

Assim, dedicar um tempo para o estudo pode se tornar algo divertido e com recompensas em jogos, para quem gosta. Estudar por si só é recompensador, mas acabamos tendo dificuldade em colher esses frutos porque a recompensa dos estudos não é imediata. Assim, uma recompensa imediata em um jogo pode ajudar a manter essa rotina de estudos até que as recompensas oriundas da própria educação comecem a aparecer. É uma excelente ferramenta para quem tem dificuldades em começar a estudar.

Jogos físicos ou esportes

Como estamos falando de jogos, não poderíamos deixar de dedicar um espaço para as atividades físicas. Elas não auxiliam diretamente nos estudos, mas suas consequências trazem melhoras não apenas para a capacidade de estudar, mas como para a boa qualidade de vida no geral. Assim, atividades físicas ajudam muito na hora de estudar!

Se pudéssemos escolher o mais importante, por mais que os outros auxiliem diretamente na melhora dos estudos, diríamos que a atividade física é o melhor. Melhorar sua qualidade de vida num geral vai te dar mais disposição para se dedicar às coisas que importam, fugindo da preguiça e tendo melhores relações com o mundo em geral.

Resumo

Esses são alguns jogos que podem ajudar direta ou indiretamente na melhora dos estudos. Para quem busca algo para usar enquanto estuda, para ajudar a gerenciar o tempo, existem os jogos com o sistema Pomodoro de controle de tempo de estudo. Para quem quer melhorar a capacidade de concentração, existem os jogos clássicos como xadrez e sudoku, além dos próprios jogos de vídeo game. Para além disso, existem as atividades físicas que ajudam a manter uma boa qualidade de vida e darão mais disposição para se dedicar aos estudos.

Comentários