O estudante Marcus Gonçalves, 18, faz parte de uma estatística preocupante no país, de jovens que deixam de usar camisinha nas relações sexuais, mesmo que ocasionalmente. ?Eu e todos os meus amigos sempre usamos, mas umas ?escorregadas? acontecem com todo mundo. Você está com o seu parceiro e acaba sendo levado pelo momento. Aí você se esquece do preservativo?, diz ele, que está no 3º ano do ensino médio. Marcus mesmo já passou por isso. ?Transei uma única vez sem camisinha, para nunca mais. Depois fiquei pensando no que eu havia feito. Graças a Deus, fiz os exames para DSTs um tempo depois e não deu nada?, relata.
A edição 2013 da pesquisa ?Este Jovem Brasileiro?, que traça um perfil dos indivíduos cursando da 8ª série do ensino fundamental ao último ano do ensino médio no país, mostra que, de 2006 para 2013, aumentou o número de jovens que negligenciam o uso do preservativo em suas relações sexuais.
Na primeira edição da pesquisa, 61% dos entrevistados declararam sempre usar a camisinha. Este ano, o número caiu para 54%. Além disso, 14% disseram nunca usar o preservativo, contra 11% oito anos atrás. Em sua primeira vez, 78% dos jovens de 2006 afirmaram ter usado camisinha. Em 2013, porém, só 71% perderam a virgindade de forma segura. ?Parece que menos gente está se protegendo e usando camisinha desde o início da vida sexual e com regularidade, o que pode refletir em maior exposição a risco de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e de gravidez indesejada?, alerta o psiquiatra Jairo Bouer, um dos responsáveis pela pesquisa.
Uma das explicações para o fenômeno pode ser a confiança no parceiro quando a pessoa está em um relacionamento mais sério. ?Depois de alguns meses namorando, as pessoas costumam fazer um teste para DSTs e param de usar camisinha. Mas tem que ter muita confiança?, diz o estudante Marcus Gonçalves.
Segundo a coordenadora dos projetos colaborativos da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, Patrícia Sprada, que foi parceira na realização da pesquisa, a diminuição no uso do preservativo não era um dado esperado. ?A quantidade de gestações aumentou um pouco em oito anos ? de 7,5% para 9% ?, o que pode ser relacionado à diminuição do uso da camisinha?, considera.
Violência
Se na sexualidade o cenário é preocupante, no campo da violência os números são mais animadores. Em 2006, 21% dos jovens entrevistados afirmaram ter se envolvido em alguma briga. Agora, este número caiu para 17%. Também 19% dos participantes de 2013 relataram já terem se sentido ameaçados, contra mais de 25% na primeira edição da pesquisa. O número de agressões sexuais se manteve o mesmo em relação ao último estudo: 4% dos participantes revelaram já terem sido forçados a fazer sexo contra sua vontade.
O consumo de álcool também diminuiu. Em 2006, 75,5% dos jovens entrevistados já havia bebido pelo menos uma vez na vida. Em 2013, esse número caiu para 62%. Entre os maiores de 14 anos, esse percentual é superior a 50% e, entre os maiores de 17, chega a 84%.
Para a pesquisa, foram entrevistados quase 6.000 jovens, a maioria deles com idades de 12 a 17 anos, alunos de escolas particulares de diversas partes do país. As informações foram dadas anonimamente, em um questionário online.
Primeira vez
Dezessete por cento dos entrevistados afirmaram já ter tido relações sexuais, a maioria deles começando entre 14 e 15 anos. A maior parte das garotas teve relações sexuais com parceiros fixos, provavelmente namorados. Já a maior parte dos garotos considera que teve mais relações com parceiras eventuais. Em 2006, 18,5% dos entrevistados já tinham tido relações sexuais.
Mais drogas
Tanto em 2006 quanto agora, 10% dos jovens que participaram da pesquisa relataram já ter experimentado drogas. No entanto, quem usa a substância diariamente subiu de 14% para 18%. Por outro lado, diminuiu o consumo de tabaco. Enquanto em 2006 26,5% dos jovens usavam a droga, este ano o número caiu para 16%. A pesquisa mostra que 12,5% consomem regularmente.
Namorar ou ficar?
A pesquisa mostra que 76% dos jovens já ?ficaram? com alguém pelo menos uma vez na vida, sendo que 36% já tinham ?ficado? com mais de dez pessoas e apenas 16% estavam namorando quando responderam ao questionário. Em 2006, os que já haviam ?ficado? pelo menos uma vez eram 86%. Quase 50% já haviam beijado mais de dez pessoas, e 20% estavam namorando.

COMPATILHAR: