Após o afastamento do até então provedor da Santa Casa de Caridade de Formiga, Geraldo Couto e de toda a mesa administrativa, o juiz Ramon Moreira nomeou uma comissão interventora que já tomou posse na noite desta sexta-feira (19).
A comissão é formada pela secretária de Saúde Maria Inês Macedo, pelo vereador Cabo Cunha, Sidney Ferreira, Carlos Lamounier e Rui Sobreira, que assume como novo provedor, os demais citados, compõem a nova mesa administrativa.
Com exceção de Maria Inês, todos os novos membros da comissão que coordenará as ações na Santa Casa, estiveram no local na noite dessa sexta para se inteirarem sobre a atual situação da entidade que atende Formiga e toda a macrorregião.
Ainda na tarde desta sexta-feira, o promotor Láurence Albergaria e policiais civis, cumpriram ordem judicial de mandado de busca e apreensão de documentos na Santa Casa de Caridade de Formiga. O afastamento do então provedor Geraldo Couto, também foi comunicado durante a ação.
De acordo com informações do Ministério Público há indícios da existência de diversas irregularidades na atual gestão do hospital como: descumprimento dos contratos firmados com o estado de Minas Gerais e com o município de Formiga para prestar serviços de assistência médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS); ausência de pagamento pela prestação de serviços de hemodiálise; atraso e inadimplência no pagamento de honorários médicos; ausência de médicos plantonistas em diversas datas; cobrança ilícita pela prestação de serviços médicos de pacientes atendidos pelo SUS (inclusive com a emissão de notas fiscais); terceirização irregular de várias atividades médicas, como fisioterapia e análises clínicas; insuficiência do quadro de profissionais da área de enfermagem; interdição de leitos para internação; desvio de bens; precariedade das instalações da maternidade e contratação sem licitação de empresas vinculadas ao atual provedor.
Segundo o promotor de Justiça Láurence Albergaria, a situação coloca em risco a saúde pública da população. ?Todos os fatos são objeto de apuração em diversos Inquéritos Civis e Procedimentos Investigatórios Criminais, de atribuição das curadorias da Saúde e do Patrimônio Público do MPMG?, explica, lembrando que essas investigações terão prosseguimento.

COMPATILHAR: