Lagoa da Prata é a 49ª cidade do Brasil que mais gerou empregos em 2015. Foram 518 novas contratações ano passado, de acordo com um ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O município tem como pontos fortes da economia as produções de leite, açúcar e produtos farmacêuticos. Dos 50.197 habitantes, cerca de três mil vivem em áreas rurais.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Carlos Henrique Rezende Lacerda, considera positiva a pontuação da cidade no ranking nacional. Segundo ele, a diversidade de seguimentos industriais e comerciais contribui para o resultado. “Lagoa da Prata recebe muita gente de fora, que vem em busca de melhores oportunidades de emprego e renda”, explicou.

A empresa que mais gera empregos em Lagoa da Prata pertence ao ramo dos laticínios.  Processa, em média, um milhão de litros de leite por dia. O insumo é comprado de produtores do próprio município e também de outros na região. A segunda maior geradora de empregos, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é uma usina de açúcar.

Uma empresa farmacêutica que o secretário considera uma das que mais geram impostos ao município, tem mais vagas na cidade. Além disso, Lagoa da Prata tem duas fábricas de bicicletas e outra que produz palitos de picolés e espetos para churrasco. “Essa última tem trabalhado em três turnos para conseguir atender ao mercado”, pontuou.

 

Distrito Industrial em expansão

O Distrito Industrial lago-pratense concentra hoje seis empresas. “É uma área destinada à instalação de grandes indústrias, mas que foi pouco utilizada nos últimos anos. Agora a Prefeitura trabalha na revitalização e oferece vantagens a empresários que queiram instalar suas fábricas lá. Como, por exemplo, a doação de terrenos. A estimativa é de que o total de empresas instaladas dobre em 2016, mas a capacidade da área pode suportar até 30 empresas, o que representa um grande potencial de expansão para a indústria local”, ressaltou o secretário.

Entre as empresas que já pretendem se instalar no Centro Industrial estão uma fábrica de cosméticos, uma empresa de recapagem de pneus e uma usina. Já estão agendadas as doações de terrenos aos donos dessas empresas.

 

Ações no âmbito público

A Prefeitura de Lagoa da Prata afirma que oferece à população vários cursos preparatórios que podem ajudar os cidadãos a encontrarem boas oportunidades de trabalho. O Município tem parcerias com órgãos como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Só em 2015 foram oferecidos cerca de 50 tipos diferentes de cursos.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) também é apontado como um dos responsáveis pelo resultado no ranking sobre geração de emprego.  Atualmente existem 8.363 candidatos a vagas cadastrados no sistema. Além das  oportunidades destinadas a adultos, também são oferecidas oportunidades de trabalho a adolescentes e jovens, por meio do programa “Menor Aprendiz”.

O coordenador do serviço na cidade, Lucas Gontijo de Melo, afirma que 442 vagas foram cadastradas no sistema ao longo de todo o ano de 2015. Ao todo, 3.431 trabalhadores foram encaminhados aos potenciais empregadores.

Também existe o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, que reúne e representantes de sindicatos trabalhistas, patronais e governamentais. O órgão promove reuniões para discutir politicas públicas voltadas para a geração de empregos. “É um mecanismo de participação popular”, concluiu Lucas Melo.

 

Fonte: G1||http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/01/lagoa-da-prata-esta-entre-cidades-que-mais-geraram-empregos-no-pais.html

COMPATILHAR: