Na décima segunda semana do especial ?Formiga de Bairro a Bairro?, a equipe de redação do Jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias percorreu os bairros Vila Leopoldina e Lajinha, mas, segundo os moradores, a Vila Leopoldina é um bairro tão pequeno que é como se fizesse parte da Lajinha.
Ao percorremos as ruas da Lajinha, identificamos uma série de problemas, como na segurança, na saúde e na infraestrutura. Alguns moradores do bairro se sentem muito inseguros, pois a Lajinha é um dos principais pontos de tráfico de drogas da cidade. Após as operações de combate ao tráfico, a situação melhorou bastante, mas, mesmo assim, a população ainda se sente amedrontada e preocupada. Outros moradores reclamam da falta de calçamento e da saúde.
Saúde
No bairro Lajinha, a situação da saúde é lamentável, pois o bairro tinha uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que foi fechada, e o atendimento aos moradores foi transferido para outros dois postos, o Abílio Coutinho e o do Rosário. O posto Abílio Coutinho (no Nossa Senhora de Lourdes) atende aos moradores da avenida Brasília para baixo e os demais são atendidos pela UBS do Rosário.
Segundo a presidente da Associação de Moradores dos bairros Vila Leopoldina e Lajinha, Maria de Fátima, os postos de saúde até têm um bom espaço físico, pois, diferentemente de alguns bairros visitados pela nossa equipe de redação, essas unidades de saúde já têm sede própria. Entretanto, infelizmente, o atendimento é bastante precário, como reclamam os moradores.
A presidente ainda conta que a UBS do Rosário tem alguns problemas; os profissionais estão sobrecarregados e, por isso, não estão dando conta de atender à demanda, principalmente o médico de plantão, que também trabalha no Pronto Atendimento Municipal (PAM). Segundo os moradores, o Abílio Coutinho é o que tem as principais dificuldades, pois eles contam que não estão conseguindo ser atendidos neste posto e ainda brincam que eles têm que adivinhar, com 20 dias de antecedência, quando forem ficar doente, para marcarem a consulta.
Os moradores almejam muito que tenha um posto de saúde no bairro, como havia anteriormente na rua Leandro Machado.
Segurança
O bairro Lajinha é alvo constantemente de várias operações policiais, pois é um dos principais locais de tráfico de drogas em Formiga. Este ano, megaoperações para conter o tráfico foram desencadeadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público, como a operação Porto Seguro, que ocorreu em junho, e a Operação Força Tarefa de Proteção à Vida em Formiga, desencadeada em agosto.
Os moradores reconhecem que é um bairro onde existe muito tráfico de drogas, pois segundo eles, praticamente em toda esquina tem alguém vendendo entorpecentes. Também há muita insegurança no bairro em relação a furtos, pois qualquer bobeira, entram em casas e roubam tudo o que conseguirem carregar.
Segundo os moradores, o vandalismo está totalmente interligado ao consumo de drogas que há no bairro, pois, na maioria das vezes, são drogados que quebram praças e picham as paredes e postes no bairro.
Infraestrutura
A Lajinha tem vários problemas de infraestrutura. Os moradores reclamam que há muitas ruas sem calçar e outras que foram asfaltadas na época em que Juarez Carvalho ainda era prefeito, mas, por não terem sido concluídas as obras, a chuva arrancou todo o asfalto. Alguns moradores até brincam com a presidente da associação que irão ?plantar bananeira? nas ruas sem calçamento.
O local ainda tem diversos lotes sujos, e segundo os moradores, não adianta conversar com os vizinhos, eles acreditam que a hora que a Prefeitura começar a multar aí sim este problema será sanado.
Os moradores também gostariam muito que fosse construído um Centro de Educação Infantil no bairro, pois os pais saem para trabalhar e não têm local para deixar seus filhos.
Esportes
Na Lajinha há uma quadra poliesportiva da Escola Municipal Célia de Melo, que foi recentemente construída, e o campo do Beira Rio.
O campo do Beira Rio é usado por dezenas de crianças para praticarem futebol. Os moradores ainda contam que todas as tardes as crianças vão treinar no campo. Recentemente a Prefeitura repassou verbas para o clube e os treinadores são empenhados em ajudar os moradores do Lajinha.
Atrativos
O bairro Lajinha não têm muitos atrativos, pois praticamente não há festividades no bairro, de vez em quando eles fazem apenas as barraquinhas de Santo Expedito.
O bairro tem várias fábricas de costura, o que aumenta bastante a empregabilidade e um loteamento que está sendo construído no bairro.
Associação de Moradores do Bairro dos bairros Vila Leopoldina e Lajinha
A Associação de Moradores dos bairros Vila Leopoldina e Lajinha é bastante participativa na comunidade, pois, além de repassar as necessidades da população aos órgãos competentes, é bem atuante.
Os membros da associação estão sempre ajudando os moradores do bairro auxiliando as pessoas doentes que moram sozinhas, e aquelas que necessitam de cestas básicas. Estão sempre ?correndo? atrás para tentar sanar as necessidades da população.
Outra atividade de expressão é o famoso ?sopão?, que é servido na comunidade pela associação. Um objetivo que a presidente da associação deseja muito é a construção da sede própria, pois, atualmente, as reuniões são feitas nas casas dos moradores e, segundo Maria de Fátima, a entidade já tem até o terreno disponível para a obra.
Mensagem ao Legislativo e ao Executivo
A presidente da Associação de Moradores dos bairros Vila Leopoldina e Lajinha, Maria de Fátima, deixa o seguinte recado aos poderes públicos: ?Primeiramente, gostaria de agradecer ao prefeito pelo tão sonhado grupo da associação de bairro, então ele ampliou e legalizou os papéis, a gente tem só a agradecer e também pelo campo do Beira Rio, que foi ampliado e legalizado, mas eu também gostaria de cobrar pelos diversos problemas que ainda não foram resolvidos. E eu também gostaria que um vereador se disponha a trabalhar aqui com a gente sem visar muito interesse próprio, pois parece que todos que passam [pela Câmara], em primeiro lugar está o interesse, pois já pensou se todos os presidentes da associação trabalhassem por interesse próprio, por ganhar dinheiro, botar o dinheiro em primeiro lugar, a comunidade não existiria, pois aqui a gente não ganha nada, a única coisa que a gente ganha é assim, fazer uma sopa e ver o povo alegre, se tiver, deixar eles levarem uma verdura que sobrou, pois o nosso bairro é carente, muito carente. Várias pessoas olham, pensam que não, mas tem muitas vezes que em várias mesas de pessoas daqui falta até o que comer?.

COMPATILHAR: