Na terça-feira (23), o Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca foi palco do lançamento do livro ?Grutas e Cavernas da Província Cárstica do Alto São Francisco?. A obra é fruto de um complexo trabalho, realizado durante um ano, com textos de Lincoln de Barros, coordenação de Luiz Ricardo Silva e fotografia do formiguense Cyro José Soares.
O livro é resultado de um projeto aprovado pela Lei Rouanet e recebeu total apoio do grupo Arlindo de Melo (Amep). A publicação retrata as belezas, mistérios e curiosidades que envolvem o processo de criação das mais belas obras naturais, que são as grutas e cavernas.
Cyro é fotógrafo profissional desde 1969. De acordo com ele, o gosto pela fotografia começou em Formiga, ainda na infância. ?É o primeiro trabalho que lanço em Formiga e é um prazer muito grande voltar à minha cidade?, disse.
?É um prazer e uma realização muito grande para o Cyro lançar o livro em sua terra natal. Fizemos todo um planejamento e elaboramos uma cuidadosa logística para fazer esse livro. Desde a montagem do projeto até a publicação, foi um ano de trabalho?, comentou o coordenador da obra, Luiz Ricardo Silva.
Cyro e Luiz afirmaram que já estão planejando uma nova publicação, desta vez, um livro sobre os impactos da construção de Furnas na região. De acordo com Cyro, o primeiro exemplar irá falar sobre quatro municípios: Formiga, Guapé, Pimenta e Capitólio.

COMPATILHAR: