Hoje (29), a partir das 10h, será o lançamento oficial da ordem de serviço para a elaboração dos projetos de tratamento de esgoto com destinação adequada de resíduos sólidos e drenagem pluvial urbana para 50 municípios da região, entre eles Formiga. O evento acontece na cidade de Campo Belo,
Foram convidados para a solenidade o presidente de Furnas Centrais Elétricas, Carlos Nadalluti, o presidente da Copasa, Marcos Nunes, os ministros das Cidades e das Comunicações, Márcio Fortes e Hélio Costa, prefeitos e vereadores da região, deputados federais e estaduais, além de lideranças dos municípios. O prefeito Aluísio Veloso/PT e alguns secretários formiguenses estarão presentes no lançamento.
A coordenação do trabalho é da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), com recursos de R$ 7,8 milhões de Furnas Centrais Elétricas e da Copasa-MG. A empresa Planex Engenharia foi a contratada para a elaboração dos projetos. Nos municípios que já têm ou estão construindo estações de tratamentos de esgoto, a prioridade passa a ser os projetos de destinação adequada de lixo. Após a elaboração, o próximo passo é buscar recursos para a realização das obras, que vão tornar possíveis vários outros projetos e ações nas áreas ambientais, social e econômica, em especial, para o desenvolvimento do turismo em toda a região.
Cidades que irão participar do projeto:
Aguanil, Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa Esperança, Botelhos, Cabo Verde, Camacho, Campestre, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do rio Claro, Carmo da Cachoeira, Carvalhópolis, Conceição da Aparecida, Congonhal, Coqueiral, Cordislândia, Córrego Fundo, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Espírito Santo do Dourado, Fama, Formiga, Guapé, Guaxupé, Ilicínea, Ipuiuna, Itajubá, Itapecerica, Juruaia, Lavras, Machado, Monse-nhor Paulo, Monte Belo, Muzambinho, Nepomuceno, Nova Resende, Paraguaçu, Passos, Perdões, Pimenta, Piumhi, Poço Fundo, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Ribeirão Vermelho, Santana da Vargem, São João Batista do Glória, São João da Mata, São José da Barra, São Sebastião do Paraíso, São Tomé das Letras, Serrania, Três Corações, Três Pontas, Vargem Bonita e Varginha.

COMPATILHAR: