Lavras recebe maior evento de biocombustíveis do Brasil
Lavras será a capital no setor de agronegócios no início do mês de julho. É o 5º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, que trará para a cidade as maiores autoridades em biocombustíveis, para palestras, mesas redondas e simpósios.
Durante os cinco dias de congresso serão apresentados os progressos e avanços tecnológicos relacionados à produção agrícola, industrialização, logística, comercialização de biodiesel, além do cuidado com o meio ambiente.
Promovido pela Universidade Federal de Lavras ? Ufla, o congresso se tornou referência no setor e discute, a cada edição, alternativas viáveis para o uso do biodiesel e outros produtos que não emitem gases do efeito estufa.
Com o crescente aumento da procura por matéria-prima de qualidade para produzir o biodiesel, o congresso conta com a presença de prefeitos, pesquisadores, produtores rurais e estudantes, que querem conhecer as novidades e aprender a trabalhar com o combustível do futuro.
Conheça melhor o biodiesel
Economicamente viável, o biodiesel é um combustível 100% natural e renovável, não agride a camada de ozônio com gases poluentes, equilibrando a temperatura no planeta e diminuindo o efeito estufa. Os derivados de petróleo, por sua vez, lançam cerca de 10 kg de CO2 a cada 3,8 litros queimados.
A produção do biodiesel tem também um profundo impacto positivo na economia. Hoje o Brasil importa 10% do diesel usado nas indústrias e automóveis. Com o uso do biodiesel o país economizará cerca de US$ 160 milhões.
Além das vantagens econômicas, o biodiesel estimula a produção agrícola, através do cultivo das plantas oleaginosas, que pode ser feito junto com outras culturas, sem prejudicar a colheita e o solo, ou ainda na entressafra, gerando renda extra.
E os produtores que investiram em plantações de mamona, a canola, o girassol, o pinhão-manso, soja, milho e dendê têm muito o que comemorar, pois o governo brasileiro, através do Programa Nacional de Biodiesel, instituiu a obrigatoriedade de adição de 2% de biodiesel ao diesel. Em julho deste ano esta proporção subirá para 3%.
Este e outros temas relacionados ao setor serão debatidos durante o 5º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, que será realizado em Lavras, entre os dias 07 e 11 de julho.
Programação
07/07
– Montagem da infra-estrutura necessária a realização do evento.
– Inscrição e credenciamento no Congresso e instalação dos pôsteres.
– Solenidade oficial de abertura do 5º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.
– Palestra: Biodiesel – Tecnologia limpa.
08/07
– Palestra: Biodiesel – inovação tecnológica e propriedade intelectual.
– Palestra: Experiências e resultados com novos catalisadores para produção de biodiesel.
– Mesa redonda: Certificação do biodiesel: regulamentação, normatização, avaliação e monitoramento da qualidade.
09/07
– Mesa redonda: A pesquisa na produção de matérias primas para de biodiesel.
– Palestra: Zoneamento agro-climático, ambiental e social aplicado a produção de plantas oleaginosas.
Mesa redonda: Produção, purificação e qualificação de óleos e gorduras residuais para a produção de biodiesel.
10/07
Simpósios:
I – Produção de Palmáceas.
II – Produção de Mamona e Pinhão Manso.
III – Produção de oleaginosas de safrinha.
IV – Extração de Óleos e utilização de co-produtos gerados na cadeia de produção do biodiesel.
V – Utilização de Biodiesel em Motores a Explosão por Compressão.
VI – Experiências Estaduais na produção de óleos e biodiesel / Desenvolvimento Regional Sustentável / Selo Combustível Social.
VII – Produção de biodiesel a partir de matérias primas alternativas.
VIII – Tecnologia de sementes oleaginosas.
IX – Catálise.
X – Produção e qualificação de biodiesel.
Mesa Redonda: Experiências voltadas para o biodiesel por pequenas e médias empresas.
Palestra: O uso de biodiesel em veículos de transporte urbano e de carga.- Mesa redonda: o uso de biocombustíveis, mudanças climática, qualidade de vida e o mercado de carbono.