O dia 25 de novembro será conhecido em Formiga como o Dia Milena Siqueira, Dia Municipal de Combate ao Feminicídio. O projeto de lei que institui a data foi aprovado na reunião ordinária da Câmara, nessa segunda-feira (3).

A proposta foi apresentada pela vereadora Joice Alvarenga/PT, que escolheu o dia 25 de novembro por ser a mesma data que a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu para o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher.

Com a lei, o município fica autorizado a intensificar, na semana de 25 de novembro, ações como a difusão de informações sobre o combate ao feminicídio; eventos para debate público sobre a Política Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher; propagação de boas práticas de conscientização, prevenção e combate ao feminicídio; entre outras.

Na justificativa que acompanha o projeto, Joice explica que busca “contribuir para combater o feminicídio no Município e criar estratégias de fortalecimento da rede de atendimento à mulher vítima de violência”.

Milena Siqueira

(Foto: Reprodução Facebook)

A mulher escolhida pela vereadora Joice Alvarenga para dar nome ao dia de combate ao feminicídio é a fisioterapeuta Milena Siqueira, morta aos 37 anos, a tiros, no dia 10 de janeiro deste ano pelo ex-companheiro Emerson Modesto de Faria, de 45, que se matou após o crime.

A filha de Milena, de 17 anos, que acompanhava a mãe no momento do crime também ficou gravemente ferida, correndo sério risco de morte. A jovem que hoje se recupera física e emocionalmente do trauma, na época precisou receber várias transfusões de sangue. Situação que mobilizou a comunidade que se organizou para que fossem realizadas viagens até o hemonúcleo de Divinópolis, onde foram realizadas as doações necessárias.

O caso chocou todo o Estado e alertou a comunidade para a necessidade de ações e legislação mais efetivas de proteção à mulher, uma vez que Milena já havia acionado a polícia em várias situações por ser perseguida pela o ex-companheiro e autor do crime.

COMPATILHAR: