O projeto Quarta Científica, realizado no dia 12 de novembro, no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?, contou com três palestrantes. O evento foi destinado para todos os períodos do curso de fisioterapia.
A primeira palestra foi ministrada pelo ortopedista Hugo M. Castelar de Brito, que falou sobre ?Alterações ortopédicas comuns em praticantes de atividades físicas (membros inferiores)?. Em seguida, o fisioterapeuta João Paulo Júlio da Silva abordou o tema ?Intervenções fisioterapêuticas nas lesões esportivas?. Já o educador físico Fábio Vaz discursou sobre ?Reforço muscular após lesão: fases de treinamento?.
O presidente da Associação Médica Regional de Formiga, o médico Concéssio Batista, também esteve presente no evento. Ele destacou a importância da parceria com o Unifor na realização da Quarta Científica, sempre abordando temas importante e de interesse da comunidade acadêmica e da população em geral, com palestras promovidas por médicos e outros profissionais da área da saúde.
Como enfatizaram os palestrantes, o tratamento das lesões ortopédicas depende do bom relacionamento entre os três profissionais. Primeiro, o paciente passa pelo médico, que vai fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento; depois, quando achar necessário, o ortopedista encaminha o paciente para o fisioterapeuta, responsável por cuidar de sua reabilitação e, por fim, o paciente é liberado para voltar às atividades físicas, sob o acompanhamento do educador físico.
Ao final das palestras, os participantes puderam fazer perguntar aos palestrantes para esclarecerem suas dúvidas.

COMPATILHAR: