Cruzeiro e Atlético entraram em campo nessa quarta-feira (10) pela Libertadores. A Raposa deu um show de bola no Mineirão enquanto o Atlético sofreu uma goleada na Argentina.

Com uma atuação impecável o Cruzeiro quebrou o tabu e superou o Huracán, por tranquilos 4 a 0. O time era o único argentino que podia se gabar de nunca ter perdido para o Cruzeiro em Belo Horizonte.

O Cruzeiro é o time de melhor campanha da Libertadores, com quatro vitórias em quatro jogos. Mas é mais do que isso, é a melhor equipe do futebol brasileiro.

A atuação contra o Huracán foi decisiva mais uma vez. Dois nomes chamam atenção e mostraram que são mesmo os destaques individuais do forte grupo celeste, Fábio e Fred.

Fred fez três gols e chamou a responsabilidade toda para ele. Mostrou presença de área, bom aspecto físico e a fome de gol que se espera dele. O centroavante não havia marcado ainda na Libertadores com a camisa estrelada.

Quando o Huracán teve alguma chance, poucas, é verdade, tinha o goleiro Fábio, que fez duas defesas que mostram o porque ele é o melhor goleiro do Brasil há anos. Foi decisivo e evitou tentos que poderiam atrapalhar a fácil vitória azul.

Mas o jogo foi tranquilo. O ataque celeste tem feito até o técnico Mano Menezes “se estranhar”. O time criou novamente fácil diante do Huracán, com muita velocidade, troca de posições. Marquinhos Gabriel um grande destaque. Ele passa despercebido e o fez novamente, mas Lucas Romero é um monstro no meio de campo. Com desarmes precisos e muita velocidade, o volante é o dono do meio de campo estrelado.

Atlético

Já o Atlético com uma campanha pífia que faz o torcedor atleticano não vislumbrar mais a vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. Na noite dessa quarta, no Paraguai, os comandados do técnico Levir Culpi viram o Cerro Porteño virar o jogo, abrir 4 a 1 ainda no primeiro, e garantir a classificação para a sequência da competição. O time mineiro, por sua vez, vê a eliminação ser mascarada apenas pela matemática.

Foto: Foto: Bruno Cantini/Atlético

Além do “baile em Assunção”, o Atlético viu o Nacional, vice-líder do Grupo E, bater o Zamora, da Venezuela, chegar aos nove pontos e se distanciar na tabela. Para desbancar os uruguaios, o Galo precisa fazer milagre. Além de derrotá-los, os brasileiros precisam de uma campanha impecável e se apegar à fé; torcer para que o time de Montevidéu perca também para o Cerro e, além de fazer seis pontos nas rodadas que restam, superar o saldo de gols do concorrente direito, é obrigação para o campeão da edição de 2013.

Campanha ruim

Para se ter ideia da péssima campanha feita pelo Atlético na fase de grupos da Libertadores, em quatro jogos disputados, foram três derrotas e uma vitória, esta no sufoco contra o frágil time venezuelano, que segue sem pontuar e com a lanterna da chave firme em mãos.

Adeus Levir

Após a derrota para o Cerro Porteño, o treinador Levir Culpi foi demitido na tarde desta quinta-feira (11). Foi a terceira derrota em quatro jogos.

Foto: João Godinho/O Tempo

Essa foi a quinta vez que o treinador passou pelo Atlético. Em sua primeira passagem pelo clube, conquistou o Campeonato Mineiro de 1995 e obteve a 7ª posição no Brasileirão do mesmo ano. Passou por alguns clubes até voltar ao Atlético no ano de 2001. Montou uma grande equipe, com jogadores experientes, que acabou eliminada nas semifinais do Brasileirão de 2001 em um jogo atípico contra o São Caetano-SP no Anacleto Campanella. No ano seguinte chegou às semifinais da Copa do Brasil, mas esbarrou na, até então, modesta equipe do Brasiliense-DF. Apesar de ter feito boas campanhas nas suas duas primeiras passagens, foi apenas na terceira que o técnico marcou história no Galo.

No pior momento da história do clube – em 2006 -, Levir chegou com a missão de tirar a equipe da incômoda 14ª posição do Brasileiro da Série B. E com um bom trabalho, o treinador deu uma reviravolta com a equipe, conquistando de forma brilhante o campeonato, retornando com o Atlético à elite nacional. Com a volta do clube à elite nacional, a diretoria alvinegra confirmou a renovação de contrato do treinador por mais uma temporada. No ano seguinte, iniciou o Campeonato Mineiro de forma irregular, mas levou o clube à decisão contra o maior rival. Venceu o primeiro jogo numa goleada histórica – 4 a 0 – e mesmo com a derrota no segundo jogo por 2 a 0, conquistou o 39º estadual alvinegro. No dia 7 de maio, aceitou uma proposta milionária para dirigir o Cerezo Osaka do Japão, que naquele momento figurava na segunda divisão do Campeonato Japonês e deixou o clube mesmo com o contrato em vigor.

Durante 6 temporadas e meia, dirigiu a equipe em duas passagens. Após se desligar do Cerezo Osaka em 2011, foi contratado no ano seguinte com a missão de tirá-lo da zona de rebaixamento da J-League. Com 5 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, o treinador evitou a queda da tradicional equipe e acertou mais um ano no comando técnico.

Desempregado desde o início de 2014, Levir Culpi acertou sua volta ao Galo após reunião feita com o presidente Alexandre Kalil na cidade de Curitiba. Após a demissão de Paulo Autuori, Levir acertou seu 3º retorno ao Galo.

No ano do retorno, Levir comandou o Atlético na épica conquista da Copa do Brasil, com vitória sobre o maior rival na final. O treinador também adicionou ao seu currículo a Recopa. No ano seguinte, o treinador conquistou o Campeonato Mineiro de 2015.

Ao final do Brasileirão de 2015, Levir deixou o Atlético. O treinador ainda teve passagens por Fluminense-RJ e Santos-SP entre 2016 e 2017.

Em outubro de 2018, após a saída de Thiago Larghi, Levir Culpi acertou seu 4º retorno ao Galo, iniciando sua 5ª passagem pelo clube.

Times brasileiros

A fase de grupos da Libertadores vai ganhando seus primeiros classificados às oitavas de final. Entre os clubes brasileiros, Internacional e Cruzeiro já estão garantidos no mata-mata. Veja, abaixo, a situação dos times do país.

Internacional

O Inter carimbou sua vaga nas oitavas na terça-feira (9), quando venceu o Palestino no Beira-Rio. A equipe colorada lidera o grupo 1 com 10 pontos, contra 4 do Palestino, vice-líder. O River Plate, 3º com três pontos, recebe o Alianza Lima, lanterna com um ponto, hoje. A classificação dos gaúchos já está garantida, porque chilenos e argentinos ainda se enfrentam na 5ª rodada.

 Athlético – PR

O Athletico venceu o Tolima, na terça-feira (9), e manteve a liderança do grupo G, com nove pontos. O Boca vem na sequência, com sete, contra quatro do Tolima e dois do Jorge Wilstermann. O time paranaense garante vaga nas oitavas se vencer o Wilstermann, fora de casa, na próxima rodada.

Flamengo

O Flamengo é a única equipe brasileira que não fez quatro jogos na fase de grupos. O clube carioca ocupa a vice -liderança do grupo D, com seis pontos, e pode igualar ao Peñarol, que venceu a LDU (3ª com quatro pontos) na terça e lidera com nove. O time rubro-negro recebe o San José, nesta quinta, e se vencer eliminará os bolivianos, que ocupam a lanterna com apenas um ponto.

Grêmio

O Grêmio venceu o Rosario Central, nessa quarta, e respirou no grupo H. Os gaúchos chegaram aos quatro pontos, na 3ª posição. Para depender apenas de si, o clube tricolor precisa vencer o Libertad (líder com 12 pontos e já classificado), fora de casa, na próxima rodada para poder decidir a vaga na última partida, em casa, contra a Universidad Católica, vice-líder com seis pontos.

Palmeiras

O Palmeiras deu mais um passo na busca pela classificação com a vitória de ontem contra o Junior de Barranquilla. O time alviverde segue em segundo no grupo F, com nove pontos, a um do San Lorenzo. Para se classificar, a equipe paulista precisa apenas empatar com o Melgar, que tem quatro pontos, na próxima rodada.

 

Fonte: Hoje em Dia e Uol Esportes ||

COMPATILHAR: