Na manhã de quarta-feira (25), diversas lideranças se reuniram na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Parcerias com o objetivo de conquistarem parceiros e criarem ações em prol do meio ambiente em Formiga.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, José Ivo da Silva,. Como resultado do seminário, pretendemos elaborar projetos de revitalização e cercamentos de minas e reservas, procediemntos de construção de barraginhas e curvas de nível para proteção de solo e água, reforma das estradas rurais para o modelo ecológico, debater e regulamentar a retirada de areia, saneamento e coleta de lixo rural e outras questões, enfatizou José Ivo.
A reunião contou com a presença do representante do Ministério do Meio Ambiente, René Vilela, que se propõe a apoiar e acompanhar o desenvolvimento do projeto. O encontro contou também com membros da Emater, Cooperativa Rural, Sindicato Rural, Curso de Engenharia Ambiental do Unifor-MG, Secretaria de Gestão Ambiental e de Desenvolvimento Rural Sustentável, Saae, Codema e o professor Anísio Rios. A ONG Nordesta, o Ministério Público e a Feama não puderam mandar representantes, mas se comprometeram com o projeto.
Como resultados dessa reunião, foram montados grupos que irão propor ações com foco nos seguintes temas: cadastro de produtores rurais; áreas e/ou temas prioritários para ações próximas; mobilização, cursos e ações de regularização de propriedades rurais (reservas legais e outorgas de água); retirada de areia, e estradas rurais.
O próximo encontro deve ser agendado para 16 ou 17 de dezembro, às 8h, na sede da Fundação Educacional, Assistencial e de Proteção ao Meio Ambiente (Feama). Serão convidados ainda o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Sindicato de Trabalhadores Rurais, Apa do Rio Pouso Alegre e Câmara Municipal.
José Ivo ressalta que, por enquanto, as reuniões são somente para o grupo e o seminário será aberto a toda população.

COMPATILHAR: