O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ele é o primeiro a criticar a possibilidade de criar um terceiro mandato. Questionado sobre o resultado da pesquisa Datafolha –que mostrou que 63% são contrários ao terceiro mandato presidencial, independentemente do candidato–, Lula afirmou que o número de contrários seria maior se ele tivesse sido ouvido
Se tivessem me entrevistado, não seriam 63%. Seriam 64%. Sou o primeiro a dizer que é um absurdo tentar neste país mudar a Constituição, que já foi mudada da outra vez para ter um segundo mandato. Acho que [o resultado da pesquisa] é a sabedoria do povo brasileiro, disse Lula depois de votar em São Bernardo (ABC paulista) na eleição interna do PT.
Lula minimizou o resultado da pesquisa Datafolha que mostrou que nenhum petista hoje aparece entre os favoritos para disputar as eleições presidenciais de 2010. Segundo Lula, é muito cedo para fazer esse tipo de levantamento.
Qualquer pesquisa para 2010 agora não tem nenhum valor. Nem que o cidadão tiver 100% ou zero de intenção de voto. Os dois estão iguais porque ninguém está com hoje a cabeça em 2010. Só os candidatos, disse o presidente.

O presidente afirmou que sua única preocupação com 2010 é terminar seu mandato cumprindo as metas estipuladas até lá. Da parte do governo, o queremos é cumprir as metas que nós nos propusemos para que a gente possa deixar em 2010 um Brasil muito melhor do que nós herdamos.

COMPATILHAR: