Nos oito anos da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010), o número de servidores contratados na administração pública brasileira foi cerca de três vezes maior que durante os oito anos de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002). Os dados foram revelados ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado à Presidência.
Segundo o levantamento Ocupação no Setor Público Brasileiro: tendências recentes e questões em aberto, foram admitidos 155.534 servidores por meio de concurso público na era Lula, enquanto 51.613 servidores foram admitidos durante o tempo em que FHC governou.
Para analisar a política para os servidores e sua remuneração, o estudo do Ipea avaliou a evolução no número de funcionários públicos na última década e comparou a evolução nos governos de Fernando Collor, Itamar Franco, FHC e Lula. O Ipea avalia que, ao longo do período em estudo, houve uma preocupação em conferir maior capacidade burocrática ao país, com o reforço de carreiras em áreas estratégicas, como advocacia pública, arrecadação e finanças, controle administrativo, planejamento e regulação.
PIB
Além disso, a pesquisa do Ipea afirma que, no geral, nem o governo federal nem os estaduais e municipais perderam o controle dos gastos com pessoal nesta década. De 2002 a 2009, os gastos da União com vencimentos permaneceram na casa dos 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e, se somados às despesas das administrações estaduais e municipais, o custo total chega perto de 14%. Tampouco se deduz dos dados analisados que os gastos com pessoal tenham saído do controle do governo federal, afirma o Ipea.

COMPATILHAR: