Na reta final de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista à Rede TV! na madrugada desta segunda-feira, que poderá se candidatar novamente à Presidência da República. Apesar de afirmar que agora é a vez de Dilma Rousseff, que chega ao Palácio do Planalto no dia 1º de janeiro, Lula comentou que vai esperar o passar do tempo para tomar decisões futuras.
A gente nunca pode dizer não. Eu fico até com medo, amanhã alguém vai assistir à tua entrevista e dizer que Lula diz que pode ser candidato. Eu não posso dizer que não porque eu sou vivo, sou presidente de honra de um partido, sou um político nato, construí uma relação política extraordinária.
Na entrevista ao programa É Notícia, o presidente colocou sua pupila no rol dos que ele considera líderes extraordinários com chances de vencer a diputa presidencial em 2014. Tem a Dilma que pode ser reeleita tranquilamente. Você tem (os governadores) Eduardo Campos (PE), Jaques Wagner (BA), Sérgio Cabral (RJ). Tem a oposição do Aécio. Tem o Serra, que diz que ainda vai fazer oposição. O que não falta é candidato. É muito difícil dar qualquer palpite agora, contou.
Lula, que tem 65 anos, nunca disse explicitamente que não seria candidato novamente, mas essa foi a primeira vez em que ele foi mais direto ao tratar do assunto. Vamos trabalhar para a Dilma fazer um bom governo e, quando chegar a hora certa, a gente vê o que vai acontecer.
Sobre o que vai fazer logo depois de se retirar do Palácio do Planalto, o presidente disse que vai tirar férias o que, segundo ele, não faz há 30 anos. Uns dois meses num lugar onde eu não tenha que fazer nada, discutir política, fazer absolutamente nada.
Para Lula, o momento agora é de voltar a ser um cidadão mais próximo da normalidade possível. Se deixo a Presidência dia 1º e dia 2 começo a dar palpite na política, eu vou estar tendo ingerência em coisa que eu não devo. E completou: Vou conseguir. Vai ser bom para o Brasil, vai ser bom para a Dilma, vai ser bom para todo mundo se eu ensinar como um ex-presidente tem que se portar.

COMPATILHAR: