O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garante que os aeroportos brasileiros vão estar todos preparados para a demanda da Copa 2014. Na quinta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul, após cerimônia para apresentação do emblema oficial do Mundial do Brasil, o presidente da CBF e do comitê organizador do Mundial, Ricardo Teixeira, afirmou que a questão é a que mais lhe preocupa. Lula, por sua vez, disse, durante encontro com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, nesta sexta (9), em Pretória, que não há nenhum motivo para preocupação e que considera um exagero as críticas que se faz à capacidade aeroportuária brasileira.
?Eu acho descabido alguém estar preocupado com alguma coisa relacionada à infraestrutura brasileira para a Copa 2014. O Brasil tem garantidos, graças Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), investimentos da ordem de US$ 624 bilhões (R$ 1,09 bilhão). Vai ser investido no país o que não se investiu nos últimos 30 anos?, afirmou.
O presidente admitiu, por outro lado, que há necessidade de melhoria e ampliação das malhas viárias, aeroportos, investimentos em transporte público, mas que tudo estará pronto até o início do Mundial.
?É evidente que vamos olhar com carinho para os aeroportos, corredores viários, metrôs. Será uma Copa para fazer as pessoas enxergarem melhor o Brasil?, concluiu.
Aumento de fluxo aéreo
Ricardo Teixeira destacou que o país precisa estar preparado para o enorme fluxo aéreo gerado pelo Mundial.
?Na Alemanha, em 2006, e na África do Sul, em 2010, o número de vôos aumentou bastante. O Brasil faz fronteira com vários países da América do Sul, é natural que o fluxo também cresça muito. São muitos aviões particulares indo à Copa também, então precisamos estar prontos para isso?, adiantou.
O mandatário da CBF citou o caos vivido em Durban, na África do Sul, antes da semifinal entre Alemanha e Espanha. No dia do jogo, cinco aviões, com cerca de quinhentos passageiros no total, tiveram enorme atraso por causa da quantidade de aviões que estava no local, e muitos torcedores não puderam ver o jogo por causa do problema.
Isso não pode acontecer no Brasil. O transporte aéreo vai ser muito importante para a Copa, afirmou o presidente da CBF.

COMPATILHAR: