Imagine uma série de pequenas peças engenhosamente encaixadas para permitir, ao mesmo tempo, estabilidade e flexibilidade. Assim é a coluna vertebral. Responsável pelo movimento e pela proteção de todo o sistema nervoso central, a coluna talvez seja uma das partes mais sobrecarregadas do corpo humano e sua resistência não tem sido suficiente para suportar a má postura ao andar, sentar e até mesmo sair do carro, o que vai progressivamente desgastando a base de sustentação de todo o organismo. E entre os especialistas, a conclusão é que as pessoas tratam muito mal a própria coluna.
Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais. Muitas pessoas são acometidas de dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada. A educação postural é algo que se deve perseguir desde a infância, para evitar problemas na idade adulta.
Para se ter uma postura correta é preciso praticar atividade física regularmente, corrigir sempre a própria postura nas atividades diárias domésticas e/ou profissionais, mantendo a coluna ereta o tempo todo. São vários os tipos de trabalho que obrigam a pessoa a manter certas posições do corpo durante muito tempo e que podem acarretar problemas posturais. Na verdade, todos os trabalhos, sejam eles em pé ou sentados, necessitam de uma ergometria correta (posição e tamanho da cadeira, da mesa, do computador, do teclado, etc…) para prevenir defeitos posturais.

COMPATILHAR: