Pesquisa on-line do Instituto Paraná  Pesquisas divulgada nesta terça-feira revela que a Operação Lava-Jato, que completa no próximo mês cinco anos de investigações,  continua com alto índice de aprovação.

Realizada entre os dias 7 e 10 de fevereiro, com 2.004 brasileiros, em 162 municípios  localizados nos  26 estados e Distrito Federal,  maioria (77,2%) acredita que as ações policiais contra a corrupção vão aumentar neste ano, contra 11,2% que acreditam  que as apurações vão diminuir.

Entrevistados também foram perguntados se as ações policiais durante da  Operação Lava-Jato cometem excessos , são justas ou são brandas/leves. A  maioria (65,7%) respondeu que as ações  policiais são justas, acrescidas de outros 21,2% que consideram a conduta  dos policiais  brandas/leves , contra 10,3% que avaliam essas mesmas iniciativas como resultado de excessos.

A terceira e última pergunta dessa pesquisa quer saber qual o interesse do pesquisado no acompanhamento das investigações: 42,5%  afirmaram que estão acompanhando mais a operação, enquanto outros 47,0% acompanhando da mesma forma e apenas 9,3% acompanhando menos.

Metodologia

A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três estágios. No primeiro estágio faz-se um sorteio probabilístico dos municípios, onde as entrevistas foram realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o número de habitantes como base para tal seleção. No segundo estágio fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para tal seleção. No terceiro estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes foram selecionados através de quotas amostrais proporcionais em função das variáveis.

 

Fonte: Estado de Minas||https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2019/02/12/interna_politica,1029859/maioria-dos-brasileiros-acredita-que-lava-jato-e-justa-e-vai-aumentar.shtml

COMPATILHAR: