A IX Exposição Nacional de Orquídeas será realizada em Formiga nos dias 8,9 e 10 de junho, no Casarão dos Vicentinos, ao lado da Matriz São Vicente Férrer.
De acordo com o presidente da Associação Formiguense de Orquidófilos (Afor), Vander José Guimarães, expositores de 23 cidades participarão do evento. Segundo ele, plantas de alguns orquidários serão comercializadas na exposição. O objetivo do evento é apresentar novas espécies de orquídeas, proporcionando conhecimento e beleza aos visitantes.
O evento é uma realização da Afor em parceria com a Prefeitura de Formiga, Caob, Drogaria do Josemar, Vivarte Festas, Abelha e Mel Confecções, Madeireira JK e Victor Plaza Hotel. A entrada é gratuita.
Característica das orquídeas
As orquídeas são largamente cultivadas no Brasil e no mundo. Na região sudeste do Brasil, grandes orquidários já produzem centenas de milhares de plantas por ano, que são exportadas para outros países ou vendidas até em supermercados. A Phalaenopsis, principalmente, por ser uma planta conhecida por se adaptar bem em apartamentos.
O primeiro passo para cultivar uma orquídea com sucesso é a identificação correta do gênero ou espécie e o conhecimento de seu habitat de origem, para saber de suas necessidades naturais em seu meio. A partir destas informações, o cultivo de orquídeas ornamentais (como a Cattleya e a Phalaenopsis) é, ao contrário do que se pensa, uma tarefa relativamente fácil, se respeitadas as regas semanais, os critérios de exposição de luz (na maioria dos casos, luminosidade de 50%, a chamada meia-sombra e nunca sol direto) e a adubação periódica com substratos ricos e apropriados a cada fase de desenvolvimento da planta.
Orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim ou fibra de coco e ainda em madeira ou mesmo em árvores, terra ou pedra, dependendo da espécie. Podem florir, em sua maioria, uma vez ao ano, quando tratadas de maneira correta.
Fonte: http://www.orquideana.com.br

COMPATILHAR: