Formiga

Mais de 54 mil armas foram registradas nos Correios em Minas

O prazo para o registro de armas no Brasil terminou no último dia 31 de dezembro. Em 7 de outubro de 2009, foi assinado um acordo entre os Correios e a Polícia Federal para o recebimento de pedidos de registros de armas de fogo de uso permitido. A empresa de telégrafos recebeu, em todo o país, quase 300 mil (299.229) manifestações.
Minas Gerais foi o estado em que os Correios receberam o maior número de pedidos, foram 54.036, o que representa uma participação de 18% do total de pedidos de registros efetuados nas agências da Empresa no Brasil.
Além do pedido, deveria ser feita a renovação do registro de armas cadastradas nos órgãos estaduais que não obtiveram o registro federal, ou das armas que obtiveram registro federal, mas que estavam com prazo de validade vencido ou por vencer em 2009.
O objetivo do acordo foi facilitar o acesso dos cidadãos interessados à regularização de suas armas, pois são poucos os municípios com postos da Polícia Federal, que buscou o apoio dos Correios pela confiabilidade que a empresa desfruta junto à população e por sua presença em todos os municípios brasileiros.
Antes, o serviço de registro de armas era prestado exclusivamente nas cidades brasileiras onde existem representações do Departamento de Polícia Federal. Para os Correios, a ação representou uma oportunidade não só de inovar na prestação dos serviços aos cidadãos, como também de contribuir com o governo federal na Campanha de Desarmamento e de Regularização de Armas de Fogo.