Aterro que liga Ponte Vila à região dos clubes: Encosta do Lago/FIC/Hotel Marina, pode ruir a qualquer momento

Não faz muito tempo, este jornal deu o um furo de reportagem ao anunciar no dia 31/08/2001 (edição 237), com antecedência de 48 horas, o provável desmoronamento de um aterro que estava sendo construído em Pontevila. À época se pretendia ligar aquele local ao loteamento do balneário Furnastur, com a construção de um aterro que cortava um dos braços da represa de Furnas.
Mais de 30 dias de serviços de homens, máquinas e segundo o secretário de então, cerca de 3 mil viagens de caminhão (transporte de 18.000 m3 de material), foram arrastados pelas águas
Naquela oportunidade, apesar das evidências (percebidas, especialmente por quem não é técnico no assunto) e dos apelos, o poder público, como habitualmente faz nestas oportunidades, não se sensibilizou, fez jogo duro, não se mexeu e o resultado está aqui, estampado nesta foto.
A verdade é que O povo perdeu o benefício do aterro e ainda arcou com todos os prejuízos.

Pois bem:
A menos de 1 km daquele local, existe um outro aterro, este ligando Pontevila à região do Encosta do Lago, FIC, Hotel Marina – região esta, por sinal é bem povoada e visitada constantemente por turistas que se servem dos empreendimentos ali instalados, cujo aterro, senão tomada uma providência imediata, poderá ruir com a chegada das primeiras chuvas.
O Departamento de Obras da Prefeitura já está ciente da gravidade do problema mas, segundo o sr. Secretário nos informou, tudo dependerá do andamento de uma licitação para a compra de cimento, já que o estoque municipal chegou a zero.
Não queremos entrar no mérito da questão quanto a existência ou não de estoque mínimo do imprescindível material numa secretaria de Obras de um município mas, gostaríamos de lembrar aos interessados e que o bom senso, e a opinião de muitos que por li transitam, vão em direção à possibilidade do aterro não suportar o peso das águas, já nas primeiras chuvas que se avizinham.
A obra necessária, ao que parece, pode ser executada em regime acelerado e talvez, com a ajuda de São Pedro quanto ao sol, talvez não se estendesse por mais de uma semana.
É uma questão de avaliação e de prioridade, é claro! Melhor correr agora do que chorar sobre o leite derramado, como ocorreu no passado.

O aterro já apresenta sinais claros de abatimento na pista de rolamento

Escoa mais água por baixo das manilhas do que por dentro delas. A água passa, inclusive, pela base do aterro (por entre os sacos de areia com cimento, que serviram de berço para o assentamento das manilhas

COMPATILHAR: