Se preparando para mais dois compromissos ?importantes?, o técnico Mano Menezes anunciou ontem a convocação da seleção brasileira para os jogos contra Iraque e Japão, que acontecerão em outubro (dias 11 e 16), na Europa. A principal novidade na lista é o retorno do meia Kaká, que tem sido pouco aproveitado no Real Madrid e não joga pelo selecionado desde a eliminação na Copa do Mundo da África, em 2010.
Kaká já tinha sido convocado por Mano em outubro do ano passado, mas acabou cortado por lesão do time que disputou amistosos contra Gabão e Egito, em novembro de 2011.
Desfalques
Como os amistosos com Iraque e Japão serão disputados em meio à reta decisiva do Campeonato Brasileiro, o treinador convocou no máximo um jogador de cada clube do Brasil. A seleção brasileira, que vem de vitórias contra Argentina, China e África do Sul nos últimos amistosos, enfrentará o Iraque, treinado pelo ex-jogador Zico, no dia 11 de outubro, em Malmo, na Suécia. O jogo contra o Japão será no dia 16, em Wroclaw, na Polônia. Antes dessas partidas, o Brasil enfrentará novamente a Argentina, em Resistencia, na partida de volta do Superclássico das Américas, que é disputado apenas por jogadores que atuam em times dos dois países.
Os prejudicados
Os oito primeiros colocados do Brasileirão irão ceder jogadores para os amistosos. São eles os goleiros Victor (Atlético-MG) e Jefferson (Botafogo), o zagueiro Dedé (Vasco), os meio-campistas Fernando (Grêmio), Thiago Neves (Fluminense), Paulinho (Corinthians) e Lucas (São Paulo) e os atacantes Neymar (Santos) e Leandro Damião (Internacional). Eles perderão duas partidas do campeonato nacional, nas rodadas 29 e 30. Segundo a CBF, os atletas retornam a tempo de entrar em campo em 17 de outubro, pela 31ª.
Ponteiro acertado
O comitê executivo da Fifa anunciou ontem os horários das partidas da Copa do Mundo de 2014 e o jogo de abertura do Mundial, em São Paulo, será às 17h de uma quinta, enquanto a decisão ocorrerá às 16h de um domingo, no Rio de Janeiro. Os confrontos da primeira fase acontecerão às 13h, 16h, 17h, 18h, 19h e 21h, sempre do horário local.
Segundo a Fifa, esta é a primeira vez desde o Mundial dos Estados Unidos, em 1994, que as partidas serão disputadas em fuso horários diferentes. Cuiabá e Manaus estão uma hora a menos em relação a Brasília. As partidas das oitavas e das quartas de final serão às 13h e 17h, e ambas as semifinais serão disputadas às 17h.

COMPATILHAR: